Saúde

Governo do Estado promove Feira da Pessoa Idosa exclusiva para maiores de 60 anos; saiba detalhes

Divulgação
A Feira da Pessoa Idosa prevê atender até 15 mil pessoas, com 100% dos atendimentos agendados  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/09/2023, às 09h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, promove entre os dias 21 e 23 de setembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a Feira da Pessoa Idosa, com 100% dos atendimentos agendados. A iniciativa prevê atender até 15 mil pessoas, sendo exclusiva para maiores de 60 anos.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a iniciativa busca facilitar o acesso das pessoas idosas aos serviços de saúde que possuem demanda represada, tais como consultas e exames oftalmológicos, cirurgias eletivas, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-X, bem como procedimentos odontológicos, avaliação nutricional, dentre outros”.

O agendamento será exclusivamente online, através do site http://feiradapessoaidosa.saude.ba.gov.br, e cada cidadão poderá fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. “Essa inovação é fruto de uma demanda que partiu da própria população durante as pesquisas que fizemos nas Feiras de Saúde anteriores. Com 100% dos serviços agendados, será possível acolher melhor os idosos e evitar longas filas”, afirma o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

Importante destacar que não haverá atendimento por demanda espontânea, ou seja, apenas as pessoas agendadas terão atendimento garantido. Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.

No local, estará estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde será ofertada emissão de RG, antecedentes criminais, recadastramento Ceprev (prova de vida para aposentados e pensionistas do Estado), além de atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também participará da ação com diversos serviços. Destaque para o atendimento da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), rodas de conversa sobre envelhecimento e uso racional de medicamentos, bem como orientações sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência, a exemplo do Passe Livre Intermunicipal. Para alegrar a alma e aquecer os corações, a Orquestra Sinfônica Neojibá fará uma apresentação na abertura do evento, a partir das 9 horas.

A Feira da Pessoa Idosa será a 21º edição da Feira Saúde Mais Perto em 2023. Mais de 240 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp