Saúde

OMS alerta para possível surto mais mortal que o de Covid-19: "emergências de todos os tipos"

FramePhoto/Folhapress
OMS alerta sobre surto mais mortal que o de Covid-19 e pede providência de Estados-membros  |   Bnews - Divulgação FramePhoto/Folhapress
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 25/05/2023, às 12h11


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou aos Estados-membros, na última segunda-feira (22), sobre o perigo do mundo enfrentar um surto mais mortal que o de Covid-19. Para evitar a situação, ele pediu que cada Estado se envolvesse mais nas negociações para elaborar um tratado contra pandemias.

"Peço a cada Estado que se envolva de forma construtiva e urgente nas negociações do acordo contra as pandemias [...] para que o mundo nunca mais tenha de enfrentar a devastação de uma pandemia como a de Covid", pediu Tedros.

"Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos", afirmou.

O diretor-geral ainda fez um balanço sobre o último ano, marcado pelo declínio da Covid-19: "Foi um momento de alívio, mas também de reflexão", declarou. Ele ainda reiteirou que o mundo "continua a sentir dor pelas muitas perdas e pelo terrível preço pago pelas famílias, pelas comunidades, pelas sociedades e pelas economias".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp