Saúde

Pacientes viram noite na fila para conseguir atendimento na Feira Março Mulher; confira serviços disponíveis

Foto: Paulo M. Azevedo/BNews
Feira da Mulher pretende fazer 10 mil procedimentos até a próxima segunda-feira  |   Bnews - Divulgação Foto: Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 11/03/2022, às 12h49   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Moradora do município de Dias D'Ávila, dona Maria Socorro dos Santos, 57, está na fila da regulação para uma cirurgia pélvica há quase dois anos. A dona de casa ouviu falar na Feira Março Mulher, promovida pelo Governo do Estado, e não titubeou ao sair um dia antes, chegando na fila montada no Largo de Roma, em Salvador, para conseguir seu atendimento. Após conseguir a consulta e agilizar todo o pré-operatório quase 15h depois, ela conta que valeu a pena.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), a expectativa é de ofertar mais de 10 mil consultas, exames e emissão de documentos para o público feminino. A ação vai até a próxima segunda-feira (14) e o atendimento é das 8h às 17 horas, defronte ao Hospital da Mulher, em Salvador.

Os exames disponíveis são de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x. Também serão oferecidos exames ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas e com cirurgião geral

As atividades incluem também serviços de cidadania, a exemplo de emissão de carteira de identidade, inscrição no CPF e cadastramento da biometria no título de eleitor.

Criança faz exame oftalmológico na Feira | Foto: Paulo M. Azevedo/BNews

Para ter acesso à feira e aos serviços, a usuária deverá usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia.

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) contou que sua mãe foi vítima de câncer de mama aos 90 anos e enfrentou dificuldade para ter acesso ao tratamento da doença.

"É prioridade os investimentos na saúde, para que ela seja gratuita, acessível e de qualidade. A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde e, com um sistema básico fortalecido, com exames, consultas e tratamentos, teremos uma população saudável", afirmou.

Assim como dona Maria do Socorro, várias mulheres buscaram o serviço na manhã desta sexta (11), quando a Feira foi inaugurada. Quem não conseguir o atendimento no mesmo dia, recebe uma pulseira garantindo a agilidade do atendimento no dia posterior. E a lógica vai até o encerramento da Feira. 

Matérias relacionadas:

As filas eram grandes, mas o fluxo andava bem. Foram montadas várias estruturas separadas a depender do procedimento.

"São várias especialidades, com consulta e procedimentos também. Tudo voltado para a saúde da mulher e para encontrar essa população que nos últimos dois anos, por causa da covid-19, tiveram suas necessidades de saúde represadas", afirmou Adélia Pinheiro, titular da Sesab.

Confira, abaixo, a lista completa de serviços e fichas disponibilizadas diariamente na Feira.

- Odontologia - 290 pessoas por dia (restauração, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de fluor, exame radiológico, periodontia, entre outros);

- Mamografia - 140 mulheres por dia;

- Consultas oftalmológicas - 1.000 pessoas por dia;

- Consultas com cirurgião geral - 200 pessoas por dia;

- Exames de imagem pré-operatórios: Ultrassonografia (USG) - 600 exames por dia / Eletrocardiograma (ECG) - 200 exames por dia / Preventivo - 160 exames por dia;
Emissão de 2ª via de RG - 200 documentos por dia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp