Saúde

Secretária de Saúde alerta para riscos de doenças em casas atingidas por chuvas na Bahia

Divulgação/ Ascom Prefeitura de Itambé
Como a água que invadiu as casas estava contaminada com lixo e esgoto, eles precisarão ser higienizados com hipoclorito de sódio  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Ascom Prefeitura de Itambé

Publicado em 30/12/2021, às 15h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, pediu que as pessoas atingidas pelas fortes chuvas em diversos municípios baianos só retornem para casa quando os imóveis forem liberados pelas autoridades. Como a água que invadiu esses locais estava contaminada com lixo e esgoto, eles precisarão ser higienizados com hipoclorito de sódio antes de serem habitadas novamente.

O cuidado é necessário para evitar problemas como leptospirose, arboviroses, diarreia, entre outros. Além do possível comprometimento estrutural, há ainda o risco de encontrar animais peçonhentos que tenham sido arrastados pela enxurrada.

“Será necessário muito trabalho da atenção primária à saúde. Alguns municípios perderam suas unidades de saúde. Médicos estão sendo transportados de helicóptero ou de ônibus escolar. Pedimos mais médicos ao Ministério da Saúde para ajudar na atenção primária”, afirmou a secretária, em entrevista ao Balanço Geral nesta quinta-feira (30).

Desde domingo (26) no centro de comando instalado em Ilhéus, Tereza destacou que o momento é de salvar, acolher e promover a saúde. “São mais de 430 mil pessoas atingidas nessa catástrofe imensa. É um trabalho intenso”, acrescentou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp