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Faturamento de maio sinaliza novas tendências de precificação na hotelaria; confira

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Pesquisa da entidade aponta crescimento de 23% na hotelaria em maio deste ano em relação ao mesmo período de 2019  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Pixabay

Publicado em 21/06/2023, às 12h19   Téo Mazzoni


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O faturamento do setor hoteleiro voltado ao cliente corporativo atingiu R$ 322 milhões em maio deste ano, representando um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2019, quando registrou R$ 262 milhões. Esses dados são destacados no levantamento realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que mensalmente analisa o desempenho de 11 segmentos do setor.

Esses números indicam um crescimento significativo no faturamento do setor hoteleiro direcionado para o cliente corporativo ao longo desses anos, mostrando um aumento considerável no volume de negócios nesse segmento específico. O levantamento da Abracorp permite monitorar e avaliar a evolução do setor, fornecendo informações importantes para a compreensão do cenário atual.

“Parte desse desempenho pode ser reflexo das tarifas praticadas em razão, principalmente, do aumento dos custos operacionais”, analisa o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.

Há também um outro componente que dá sinais importantes: a tarifaa flutuante, que  possibilita maior competitividade, pois adequam-se a lei de oferta e demanda, “um formato mais justo”, na opinião de Tanabe. Em épocas de muita procura, quando há, por exemplo, um evento na cidade do hotel, os preços sobem; ao contrário, quando a demanda é pequena, os preços caem, permitindo uma volatilidade natural de preços, completa Tanabe. “Tanto o hotel como o cliente não ficam reféns de negociações que podem prejudicar uma das partes ao longo do ano. Além disso, as tarifas flutuantes podem ser trabalhadas com menor burocracia no processo para quem gerencia isso, no caso a TMC”, diz o presidente executivo. Mas todo o mercado se ressente de custos crescentes.

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O faturamento total de maio dos 11 setores avaliados foi de R$ 1,187 bilhão, 5% acima do mesmo período de 2019, antes da pandemia. Locação de veículo é outro destaque de maio, com desempenho 127% acima de maio de 2019. O faturamento do segmento foi de R$ 38 milhões, ante R$ 16,8 milhões em maio de 2019, seguindo a curva ascendente de representatividade no setor corporativo, que hoje está em 3% do total faturado. Em maio de 2019, esse índice era de 1,5%.

O rodoviário continua a apresentar resultados expressivos. O segmento futurou em maio  R$ 3,578 milhões frente a R$ 999 mil em maio de 2019, um aumento de 258%. O segmento tem ocupado espaço em viagens mais curtas do aéreo, devido à tarifas mais competitivas, maior oferta e vem sendo impulsionado também em razão da qualidade dos serviços do setor, como por exemplo poltronas confortáveis, algumas com mais de 165 graus de inclinação, wi-fi e serviço de bordo, além da infraestrutura de rodovias cada vez mais modernas e seguras, também.

O faturamento dos serviços aéreos foi de R$ 737 milhões em maio, queda de 1,18% ante o mesmo mês de 2019. A participação do segmento, que em maio de 2019, chegou a 66%, caiu para 62% mês passado.

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