BNews Turismo

Feira de produtos gourmet promete impulsionar turismo gastronômico da Bahia

Divulgação / Shameer Pk - Pixabay
Feira de produtos será realizada de 9 a 12 de junho, no Centro de Convenções de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Shameer Pk - Pixabay

Publicado em 23/05/2022, às 16h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A feira de produtos gourmet "Origem week" promete levar os sabores da Bahia aos visitantes, fomentando o turismo gastronômico do estado. Chocolate, café, cachaça, queijo e diversos outros itens poderão ser degustados na feira baiana de gastronomia e artesanato, de 9 a 12 de junho, no Centro de Convenções de Salvador.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva na Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) na última quinta-feira (19). O coordenador do evento, Rodrigo Vidigal, disse que a ideia é estimular a diversidade e impulsionar a cadeia produtiva de produtos ligados às 13 zonas turísticas do estado. Durante a feira, serão anunciadas cerca de 280 marcas da produção agropecuária da Bahia, com foco na agricultura familiar. O espaço também contará com 150 estandes.

No evento, o espaço do centro de convenções será utilizado para aulas de culinária com produtos do estado, espaços infantis, palestras e uma área sensorial de simulação dos biomas da Bahia. A feira também será palco da primeira edição do Festival Internacional Chocolat Salvador. Apesar de ter nascido em Ilhéus, na Bahia, esta é a primeira vez que uma edição acontece na capital baiana.

"O chocolate fortaleceu o turismo gastronômico na Costa do Cacau, inclusive com premiação no exterior. Mostraremos as potencialidades de negócios na região, com a exposição de vários produtos derivados do cacau", ressaltou o coordenador da Origem Week, Rodrigo Vidigal.

A proposta da exposição também marca o "novo caminho" do turismo baiano. O chefe da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Mauricio Bacellar, destacou que, com a pandemia de Covid-19, novas ideias de turismo foram introduzidas, em que as pessoas demandam trocas de experiências.

Leia também:

Acionista norte-americano da Azul aumentou participação na companhia

Azul recebe premiação global de Experiência do Cliente e se torna primeira aérea brasileira a vencer categoria

Viagens corporativas continuam em recuperação e faturam R$ 875 milhões em abril de 2022

"Pela questão da pandemia, que as pessoas ficaram um longo período no isolamento social em áreas urbanas, as pessoas agora que estão podendo fazer deslocamentos e viagens demandam por experiências em locais abertos, em contato com a natureza. Nessa nova tendência do turismo, vamos promover essa feira. Vamos dar oportunidade para que as pessoas conheçam, em um local só, diversos sabores e produtos produzidos na Bahia", disse Mauricio Bacellar ao portal iBahia.

Ainda segundo o secretário, o movimento, atrelado a realização do evento deve mobilizar os baianos para conhecer o estado.

"Essa experiência aqui em Salvador vai trazer uma curiosidade das pessoas para conhecer o local aonde os produtos são produzidos, a maneira como são produzidos. Isso vai gerar um fluxo de pessoas no estado, ativando toda a cadeia produtiva do turismo. Além de também fomentar a economia rural do nosso estado, desde a agricultura familiar até a agroindústria", completou.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e das secretarias da Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A apresentação contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), do Conselho Baiano de Turismo (Contur), do Salvador Convention Bureau, da Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade (Fetur), do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia (Sindetur) e da Associação Baiana de Supermercados (Abase).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp