BNews Turismo

Geoparque global pode ser novidade na região da Chapada Diamantina

Divulgação / MARCIA RODRIGUES - Pixabay
Possibilidade de criação do geoparque esteve em pauta na sede da Secretaria de Turismo do Estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MARCIA RODRIGUES - Pixabay

Publicado em 18/08/2022, às 15h21 - Atualizado às 15h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A zona turística da Chapada Diamantina deve ganhar um Geoparque, uma área protegida que tem como elemento principal seu patrimônio geológico, o Serra do Sincorá. A possibilidade de criação do equipamento foi colocada em pauta na sede da Secretaria de Turismo do Estado, em Salvador. Estiveram presentes no encontro representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e da Educação dos municípios envolvidos e da Organização Ambiental AGS, que desenvolve o projeto.

Um comitê de ações integradas será estabelecido com o objetivo de possibilitar o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Serra do Sincorá, necessário para a designação de áreas com formações geológicas como geoparques globais. O conceito incentiva a presença humana em reservas naturais, utilizando o turismo como ferramenta de proteção ambiental.

A iniciativa alcança os municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, que abrigam diversas formas de relevo e sítios arqueológicos. "A criação do primeiro geoparque global da Bahia vai despertar o interesse de geólogos e turistas de várias partes do mundo. É uma forma de promover o turismo sustentável, gerando renda para as populações locais e estimulando o desenvolvimento da Chapada", pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. O Geoparque Serra do Sincorá representa uma área de 6,3 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 44 mil pessoas.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp