BNews Turismo

Junho Verde: Aeroporto Internacional de Salvador anuncia instalação de composteira que obtem água através de resíduos

Divulgação
Aeroporto Internacional de Salvador é o mais sustentável do Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/06/2022, às 14h05 - Atualizado em 09/06/2022, às 15h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após receber a Acreditação de Carbono Nível III, o Aeroporto Internacional de Salvador, considerado o mais sustentável do Brasil, anuncia a instalação de uma composteira que acelera a digestão de restos de alimentos e os converte em água. Ambientalistas do aeroporto estimam processar até 22 toneladas de alimentos por mês.

Embora o produto final seja um resíduo seguro e possa ser descartado na rede de esgoto sem causar danos ao meio ambiente, o Aeroporto Internacional de Salvador o dispensa na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do próprio sítio aeroportuário e o transforma em água de reuso, reaproveitada nas descargas dos banheiros banheiros e nas torres de resfriamento. Estima-se que sejam coletados anualmente cerca de 68.000 litros de água.

Esse processo também traz outros benefícios ao meio ambiente. O equipamento processa os restos alimentícios sem gerar o chorume, líquido poluente derivado da decomposição do lixo orgânico e que pode contaminar solo e águas subterrâneas. Previne a eliminação de metano e CO2, dois gases que contribuem para o efeito estufa. A VINCI Airports está trabalhando para reduzir sua pegada de carbono cortando pela metade suas emissões diretas até 2030.

Leia mais:

Aeroporto de Congonhas passa a operar oito pousos e decolagens por hora para aviação geral
MSC Cruzeiros anuncia retorno de toda frota em operação
Funcionários de companhia aérea encontram dois corpos no porão de avião da empresa

O terminal aeroportuário já alcançou a marca de 44% de redução do consumo de água potável desde o início da concessão, em 2018. A meta da VINCI Airports é que até 2030 todos os seus aeroportos atinjam a percentagem de 50%. Outras ações adotadas para atingir essa meta são: o tratamento e reuso de 100% dos resíduos líquidos gerados no sítio aeroportuário, o que fez o Aeroporto Internacional de Salvador a ser o primeiro zero efluente do Brasil, e a recuperação da água de condensação gerada pelo sistema de refrigeração do terminal.

O CEO do Aeroporto Internacional de Salvador , Julio Ribas, disse: "A VINCI Airports não enxerga a conectividade sem mobilidade positiva. Portanto, nós estamos agindo por nosso planeta ao economizar 68 mil litros de água por ano. Os passageiros da VINCI Airports no Aeroporto de Salvador irão satisfazer sua necessidade de viajar, de se conectar e descobrir novos lugares sabendo que eles estão fazendo isso de uma forma ambientalmente sustentável.

Nós oferecemos um sistema circular não poluente e isso inclui nossos parceiros, que estamos encorajando e orientando para que também reduzam seus níveis de carbono".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp