BNews Turismo

Mais de 50 pessoas vão para ambulatório por suspeita de intoxicação alimentar durante estadia em resort

Reprodução
Homem contou que o filho passou mal após comer em um dos hotéis do resort  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/04/2022, às 15h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 50 turistas precisaram de atendimento médico após sentirem mal-estar por suspeita de uma suposta intoxicação em um resort de luxo em Rio Quente, sul de Goiás. De acordo com o diretor Andrei Gomes, as pessoas, incluindo seu filho de 11 anos, tiveram de ser levadas para o ambulatório do complexo após comerem no restaurante de um dos hotéis.

O resort não soube informar o número exato de pessoas que precisaram de atendimento. 

"Adultos, idosos e crianças que comeram as mesmas coisas, palmito, macarrão, vomitando muito. Muitos com diarréia, vômito, e outros com febre e dor de cabeça também", relatou o homem.

Em nota, a assessoria do complexo Rio Quente Resorts afirma que a clínica costuma receber cerca de 20 a 30 pessoas por dia com algum tipo de indisposição, que pode ser gerada por alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas ou desidratação.

O resort divulgou que o número de atendimentos foi dentro da média, levando em consideração que a quantidade de clientes estava três vezes maior por ser feriado. O incidente aconteceu no último sábado (23).

Segundo o turista, que mora em Aparecida de Goiânia (GO), no período em que ele estava no ambulatório, mais de 50 pessoas foram atendidas, mas havia mais pessoas nos hotéis passando mal.

Leia também:

Setor de turismo projeta retomada, mas com viajantes econômicos
Aeronave da Azul personalizada com personagem Pato Donald chega ao Brasil
MTur contabiliza entrega de 168 obras no país no primeiro trimestre

O complexo revelou que o caso está sendo investigado por uma equipe de nutricionistas do resort, mas não há casos graves. Segundo a assessoria, os alimentos foram encaminhados para análise e apuração.

A Prefeitura de Rio Quente (GO) informa que o Hospital Municipal não recebeu pacientes para este tipo de atendimento e nenhuma denúncia foi realizada. O órgão disse ainda que há cerca de 60 dias foi realizada uma inspeção sanitária na cozinha central, que não constatou irregularidades.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Saúde fará nesta semana uma nova inspeção, tanto na cozinha, quanto sobre os casos procurados no ambulatório do complexo.

Nota Rio Quente: 

Normalmente, o ambulatório do complexo recebe em torno de 20 a 30 pessoas por dia com algum tipo de indisposição, que pode ser gerada por alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas e/ou desidratação. Importante reforçar que o número de atendimentos realizados neste dia está dentro da média, levando em consideração que o número de clientes estava três vezes maior por ser feriado (alta ocupação).

De todas as refeições servidas são retiradas amostras para que a qualidade seja avaliada. Ou seja, temos um processo preventivo de análise que é seguido de forma criteriosa por nossa equipe.

No caso de ontem, houve um número um pouco maior na procura, o que está sendo acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas do resort, que em está em contato com as pessoas atendidas. Não houve nenhum caso grave. Neste domingo (24), os atendimentos estão abaixo do número normal.

Já enviamos os alimentos para análise e averiguação mais detalhada. Também estamos levantando junto aos hóspedes se ingeriram alimentos na Esplanada de Rio Quente, que abriga feiras e vários restaurantes, já que a maior parte que procurou o ambulatório estava em um hotel externo do complexo.

Reforçamos que nosso compromisso com a saúde e segurança dos nossos hóspedes é prioridade e oferecemos tratamento emergencial para todos os clientes.

Leia também:

Turismo: 17 milhões visitaram unidades de conservação federais em 2021
Fragilidade do Brasil como destino global é evidenciada por ausência no Summit WTTC
Cidade da Itália estuda cobrar entrada para visitantes; entenda

Nota Prefeitura de Rio Quente:

A Prefeitura de Rio Quente, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que soube do fato por meio do Grupo Jaime Câmara. Não tivemos nenhuma procura no nosso Hospital Municipal para esse tipo de atendimento e, até o momento, nenhuma denúncia foi realizada.

A gestão municipal esclarece que foi realizada, por volta de 60 dias atrás, uma inspeção sanitária na cozinha central do complexo, sendo feita uma inspeção minuciosa, tendo acesso inclusive aos resultados dos exames feitos periodicamente por amostras de refeições através de laboratório. Todas elas com resultados negativos para possíveis irregularidades.

Entretanto, a Secretaria de Saúde realizará, nesta semana, uma nova inspeção, tanto na questão da cozinha quanto dos casos procurados no ambulatório do complexo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp