BNews Turismo

Setor de turismo baiano continua crescendo na retomada

Divulgação / Adamy Gianinni - Pixabay

Salvador e Porto Seguro aparecem como os principais destinos responsáveis pelo crescimento na demanda do turismo baiano

Publicado em 01/08/2022, às 17h55    Divulgação / Adamy Gianinni - Pixabay    Redação BNews

Os principais aeroportos baianos tiveram aumento de 58% no tráfego de passageiros, durante o primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2021. Os meses de melhor desempenho foram março (109,5%) e abril (144,8%). Salvador e Porto Seguro aparecem como os principais destinos responsáveis pelo crescimento na demanda. Esses números fazem parte do relatório dos Índices de desempenho das atividades turísticas na Bahia, realizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

A pesquisa mostrou que, em comparação com os primeiros seis meses de 2021 e 2022, o tráfego de passageiros na rodoviária de Salvador aumentou 110,9%. No mesmo período de análise, a utilização do sistema ferry-boat  teve alta de 44%, enquanto a travessia Salvador-Morro de São Paulo teve incremento de 55,2%. Por outro lado, a taxa de ocupação hoteleira, que considera apenas os números da capital, aumentou 21,3%.

O desempenho também foi bom nos três postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que é mantido pela secretaria em Salvador (aeroporto, rodoviária e Pelourinho). De janeiro a junho de 2022, 3.775 pessoas foram atendidas nas unidades, um aumento de mais de 150%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

"Esses números são o resultado do esforço do Governo do Estado na retomada, com ações de biossegurança, capacitação, qualificação, infraestrutura e promoção, que contribuíram para que a Bahia alcançasse a segunda posição em receita no turismo, perdendo apenas para São Paulo, além de dividir a liderança entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. No período, o setor gerou mais de 16 mil empregos em território baiano", explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre