BNews Turismo

Turismo no Brasil alcança números pré-pandemia em outubro

Reprodução/Pixabay
A entrada de 410 mil turistas estrangeiros no país impulsiona o setor, aproximando-se dos patamares de 2019  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 26/11/2023, às 18h10   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

No mês de outubro, o Brasil registrou a chegada de 410 mil turistas internacionais, número que equivale ao mesmo período pré-pandemia em 2019, quando 413 mil estrangeiros desembarcaram no país. O dado sinaliza uma recuperação do setor turístico que, desde o início da pandemia de Covid-19, enfrentou significativas restrições por medidas sanitárias. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Ampliando a análise para o acumulado entre janeiro e outubro de 2023, observa-se um aumento expressivo de 74% na entrada de estrangeiros, totalizando 4,78 milhões de visitantes. 

Entre os principais países de origem, os argentinos lideram com 1,51 milhão, seguidos pelos americanos com pouco mais de 483 mil, chilenos e paraguaios, ambos superando os 311 mil turistas.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, otimista com os resultados, projeta que esse número pode se aproximar dos 6 milhões até o final do ano. Além disso, destaca o impacto positivo na economia, com turistas internacionais injetando mais de R$ 24,6 bilhões nos primeiros nove meses de 2023.

“A gente está em um momento muito positivo no setor do turismo. Certamente, vamos nos aproximar dos patamares históricos de pré-pandemia. Em relação a rendimentos, nós vamos terminar o ano provavelmente com um recorde histórico”, disse Freixo para a CNN Brasil. 

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o sucesso do setor é atribuído a medidas governamentais eficazes, destacando melhorias econômicas e sociais, além do compromisso com a sustentabilidade. 

“Isso tudo impacta na imagem do Brasil lá fora. Temos muito a oferecer e o mundo está acordando para isso”, comemora o ministro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp