BNews Pet

Mais de 1 mil animais são resgatados de locais atingidos por enchentes no sul da Bahia

Protetores auxiliam animais após enchentes no sul da Bahia  |  Diego Vieira/BNews

Publicado em 16/12/2021, às 17h21   Diego Vieira/BNews   Diego Vieira e Milena Ribeiro

As fortes chuvas que atingiram o Extremo-Sul da Bahia deixaram diversos animais de rua em situação de alerta. Alguns deles, mesmo estando com suas famílias, também estão sofrendo com a falta de suporte neste momento. Ao BNews, a veterinária e coordenadora-geral do Grupamento de Resgate de Animais em Desastres (Grad), Carla Sassi, explicou um pouco sobre a operação do grupo na região. De acordo com ela, apesar do cenário ser muito triste, mais de 1 mil animais já foram resgatados na região.

O Grad, que trabalha em cenários como desastre, enchentes, deslizamentos de encostas, rompimentos de barragem e incêndio florestal, está atuando no sul da Bahia fornecendo assistência para os animais das famílias atingidas, realizando os resgates necessários, prestando o tratamento veterinário para os animais e realizando todos os protocolos sanitários necessários.

Os protocolos consistem na desparasitação dos animais que tiveram contato com a água e na vacinação contra as doenças que possam vir a ser um problema. Além disso, segundo a veterinária, esse protocolo engloba o encoleiramento de cães, principalmente, em áreas de muito risco para leishmaniose. Cassi ainda garantiu que o Grad fornece rações para as famílias desses animais, para que os pets não sejam mais uma preocupação para seus tutores.

Mais de 1 mil animais foram assistidos pelo Grad, dentre eles, cães, gatos, porcos e galinhas. Os animais resgatados estão sendo encaminhados para as clínicas da região, que estão atuando no suporte dos animais que precisam, de acordo com Carla.

Leia Mais:

Mulher entra em córrego para salvar filhotes de cachorro abandonados
Imagens mostram cachorro lutando para se salvar após fortes chuvas; assista

Apesar dos esforços, muitos animais acabaram morrendo nesse período chuvoso. “Num cenário como esse são incontáveis os números de animais que vieram a óbito. A gente repassa isso para as autoridades sanitárias e eles fazem a remoção adequada desses animais”, contou a veterinária.

“A própria população, quando a gente chega, relata dos animais que perderam, principalmente porcos, galinhas e gatos. [Eles dizem] que não deu tempo de salvar e o animal e, infelizmente, ele foi levado pela água”, relatou.

O Grad anunciou que está precisando de alguns produtos para seguir o trabalho na região. Raças de cão e gato e milho “cães de cão” são materiais que estão sendo solicitados pelo grupo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia animais enchentes gato Cachorro pet Calamidade no Extremo Sul da Bahia Grad

Leia também


Deputados aprovam projeto que proíbe corridas de cães em Santa Catarina


Proibição de cães em praias de Balneário Camboriú provoca campanha nacional


Cachorro "unicórnio" vira sensação na internet por ter só uma orelha; confira