Justiça

AGU recomenda que atual gestão do Yacht Club da Bahia seja investigada por supostas fraudes; direção rebate

A atual gestão foi acusada de manipular documentos para atacar e intimidar a gestão anterior  |  Divulgação

Publicado em 05/02/2022, às 18h28 - Atualizado às 20h45   Divulgação   Redação BNews

Uma denúncia envolvendo a atual gestão do Yacht Club da Bahia (YCB), localizado na Avenida Sete de Setembro, Ladeira da Barra, em Salvador, veio à tona neste sábado (5). De acordo com a Coluna do Mazzini, do jornal IstoÉ, a Advocacia Geral da União (AGU) recomendou que a atual direção do Yatch seja investigada por supostas fraudes pela Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal.

Leia mais:
Após morte de tubarão, organização critica Yacht Clube da Bahia

“Estamos fazendo campanha para manter a associação”, diz Comodoro do Yacht Clube da Bahia

Conforme as denúncias, a atual gestão alterou o balanço correspondente aos anos de 2018 e 2019 com o intuito de promover perseguição política. Além disso, a direção não teria justificado a modificação dos documentos e chegou a utilizar ferramentas institucionais do Yacht Club para atacar e intimidar a direção anterior.
 
A denúncia estaria fundamentada em documentos como, por exemplo, ofícios assinados pelo Conselho Fiscal do clube, e foi registrada na Secretaria Nacional de Esportes, que mantém convênios com o Yacht. 
 
Um dos motivos da federalização das acusações são as suspeitas de manipulação de documentos e burla da lei federal. O escândalo envolvendo a atual gestão do YCB envolve, ainda, prestações de contas com verbas da União.
 
Em nota enviada ao BNews, a atual direção classificou o assunto de “informações equivocadas, relativas  a tema antigo e já rechaçado e arquivado”. Ainda de acordo com o esclarecimento, “realmente ocorreu uma denúncia na Secretaria Nacional de Esportes, proposta por um ex-comodoro do Clube, contudo foi reconhecida a sua improcedência pelo referido órgão, tanto em primeira como em segunda instância. O que demonstra, mais uma vez, não haver qualquer irregularidade cometida pela atual Diretoria do Yacht Clube da Bahia”.


Em nota, a atual direção destacou que lamenta “a tentativa recorrente de antigos gestores em continuar a atacar a entidade e sua reputação”. Além disso, salientou que “como sempre, se manifestará exclusivamente nos âmbitos legais e administrativos e que continuará seu caminho de profissionalização e melhoria nos padrões de governança da entidade”.

Atualizada às 20h45

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador AGU denuncia yacht clube da bahia bnews atual gestão

Leia também


Conheça a fazenda urbana instalada em shopping de Salvador que comercializa produtos sem agrotóxicos


Yasmin Brunet toma medida radical após terminar casamento com Gabriel Medina


Gabriel Medina quebra silêncio após fim do casamento com Yasmin Brunet