Justiça

Nunes Marques suspende julgamento sobre linguagem neutra no STF

Lei do estado de Rondônia proíbe o uso da linguagem neutra em estabelecimentos de ensino  |  Fellipe Sampaio/STF

Publicado em 10/12/2021, às 20h12   Fellipe Sampaio/STF   Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, suspendeu o julgamento sobre uma lei do estado de Rondônia que proíbe linguagem neutra em instituições de ensino. O caso estava para análise em plenário virtual. Com a decisão, o processo será apreciado em sessão presencial, que ainda não tem data para julgamento.

A legislação questionada prevê que “Fica expressamente proibida a denominada "linguagem neutra" na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, assim como em editais de concursos públicos”.

Quando a lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia, o órgão explicou que a linguagem neutra seria a utilização de outras vogais, consoantes, símbolos que não identifiquem o gênero masculino ou feminino nas palavras. Segundo o autor do projeto, deputado Eyder Brasil, há uma "verdadeira deturpação da língua portuguesa".

Após a publicação da lei, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) foi até o STF alegando que a norma é inconstitucional porque, pela Constituição Federal, apenas a União tem competência para criar leis e normas gerais sobre ensino. Como outro fundamento para buscar o Supremo, a Contee alega que a norma atenta contra os princípios fundamentais do país.

Em novembro, o ministro Edson Fachin, relator da matéria, deu uma liminar suspendendo a lei. Em sua análise, o ministro afirmou ter havido ofensa à competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação.

Para ele, a linguagem neutra ou inclusiva pretende combater preconceitos linguísticos, que subordinam um gênero a outro e vários órgãos públicos de diversos países e organizações internacionais já a usam.

Segundo Fachin, não há compatibilidade entre a proibição e a liberdade de expressão garantida na Constituição Federal. Ele ainda destacou que a lproibição contida ne lei de Rondônia constitui clara censura prévia, o que não é permitido pelo ordenamento jurídico do Brasil e que a linguagem inclusiva é elemento essencial da dignidade da pessoa humana.

Classificação Indicativa: Livre


Tags lei stf julgamento suspenso rondônia bnews Nunes Marques linguagem neutra

Leia também


SP vai acionar STF por passaporte da vacina, diz Doria


AGU sinalizou que proibição de linguagem neutra em projetos violava Constituição


Julgamento dos decretos de armas no plenário virtual do STF é interrompido após pedido de vista de Nunes Marques