Justiça

STF forma maioria para negar novo pedido de habeas corpus a Zé Trovão

Soltura do caminhoneiro e youtuber bolsonarista é analisado no plenário virtual da corte  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 08/12/2021, às 12h17   Reprodução/Redes Sociais   Redação BNews

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria contra soltura do caminhoneiro e youtuber  bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão

De acordo com informações do site "O Antagonista", as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia seguiram o entendimento de Luís Roberto Barroso, relator do último pedido de habeas corpus feito pela defesa do bolsonarista.

Também durante o julgamento, que acontece no plenário virtual da corte, Alexandre de Moraes se declarou impedido para avaliar o caso.

Na avaliação de Barroso, a defesa de Zé Trovão não apresentou argumentos suficientes para modificar a decisão de prisão. Ele também opinou que não é possível apresentar um HC no STF questionando decisão de um outro ministro.

O pedido de prisão preventiva contra o influenciador foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), e autorizado por Moraes, após a publicação de vídeos incentivando atos antidemocráticos no feriado do dia da independência, no último 7 de setembro. 

Enquanto esteve foragido, a defesa de Zé Trovão apresentou um pedido de HC que foi negado pelo ministro Edson Fachin. Antes mesmo de ter uma ordem de prisão decretada, Zé Trovão decidiu deixar o país. Em agosto, ele foi proibido de usar as redes sociais. Em outubro, ele se entregou à polícia.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf habeas corpus plenário virtual Zé Trovão

Leia também


Contenção a pandemia deve ser vista como resultado da fé e do amor ao próximo, diz Dom Sergio


Kaio Moraes destaca potencial turístico do dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia


Fiéis fazem longa fila na frente da basílica da padroeira da Bahia em Salvador