Economia & Mercado

Alta de combustível faz companhias aéreas subirem valor de passagens

A alta segue o curso de subida do valor do combustível por conta da guerra  |  Reprodução

Publicado em 11/03/2022, às 20h58   Reprodução   Redação

As principais companhias aéreas do Brasil anunciaram que vão aumentar as suas passagens nas próximas semanas. A alta segue o curso de subida do valor do combustível, resultado do encarecimento por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Leia também: 

 

Em nota enviada a imprensa, as companhias se pronunciaram e justificaram a atitude:

Latam 

"É inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que, infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens", diz a nota.

GOL

"Diante desse cenário, a  Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que o consequente encarecimento do QAV nos curto e médio prazos poderá frear a retomada da operação aérea, o atendimento logístico a serviços essenciais e inviabilizar rotas com custos mais altos, incluindo o foco na expansão de mercados regionais, num setor que acumula prejuízo de R$ 37,4 bilhões de 2016 até o terceiro trimestre de 2021, impactando também o transporte de cargas e toda a cadeia produtiva do turismo",  ressalta a companhia.

Azul 

"A continuidade desse cenário poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo", afirma o texto.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão! 

Classificação Indicativa: Livre


Tags economia mundo dinheiro combustivel aviao companhiasaereas

Leia também


Ameaçado com possível entrada de Leão na chapa de Neto, Nilo corre por fora para se viabilizar


Petistas frustrados com rumos do partido na Bahia buscam acolhimento no PSOL; entenda