Eleições / Eleições 2022

Do PP, prefeito de Candeias não crava vitória de ACM Neto em primeiro turno; saiba o porquê

Dr. Pitágoras tem motivos de sobra para não declarar apoio ao líder do União Brasil  |  Arquivo/BNews

Publicado em 17/03/2022, às 18h00 - Atualizado às 18h20   Arquivo/BNews   João Brandão, Eduardo Dias e Eliezer Santos

Diferente de alguns correligionários progressistas, o prefeito da cidade de Candeias, Dr. Pitágoras (PP), não quis cravar uma possível vitória de ACM Neto (UB) já no primeiro turno das eleições para o Governo do Estado em outubro.  

"Essa é uma decisão coletiva de todo o grupo [Apoio a Neto]. Estamos em apoio ao nosso líder João Leão e em campanha, a eleição nunca está definida antes. Nós prefeitos do PP precisamos trabalhar muito durante a campanha para obtermos a vitória", disse Pitágoras, em avaliação sobre a fortalecimento de Neto com apoio do PP.

Leia também: 

O motivo principal é que o gestor não quis se indispor com o governador Rui Costa, principal condicionador de recursos do Governo do Estado para a cidade, devido ele ter como sua vice-prefeita Marivalda da Silva (PT).

Vale ressaltar ainda que Pitágoras possui uma forte adversária política na cidade: Tonha Magalhães (UB), com quem disputou as duas últimas eleições municipais, em 2016 e 2020, e tinha o apoio declarado de ACM Neto em ambas, por ser filiada ao antigo Democratas.

Na eleição de 2016, Pitágoras foi eleito com 52,18% contra 47,82% de Tonha. Em 2020, ele foi reeleito para o cargo com 52,97% contra 30,30% da adversária.

Em 2020, inclusive, Pitágoras contou com o apoio direto do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner em vídeos para o horário eleitoral. 

Confira: 

 

 

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


Marta Rodrigues rebate Tinoco por ameaça de denúncia contra secretário: "Improbidade é o abuso no aumento do IPTU"


Após crítica de Rui sobre IPTU, Bruno Reis diz que governador vive "inferno astral" e quer "agredir a todos"


PP e União Brasil chamam nova parceria de "aliança programática" para a Bahia