BNews Nordeste

Senador aciona Justiça após conselheiro do TCE participar de reuniões com grupo político de governador

Alessandro Vieira protocola representação contra conselheiro do TCE alegando exercício indevido de atividade político-partidária  |  Divulgação/TCE-SE

Publicado em 17/03/2022, às 07h04   Divulgação/TCE-SE   Redação BNews

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) acionou a Justiça após o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), Ulices Andrade, se reunir com o grupo político do governador Belivaldo Chagas (PSD). No encontro, que definiu o nome do grupo da situação que vai disputar o Governo do Estado neste ano, estavam além do conselheiro e do governador, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) e o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Vale lembrar que, por lei, o conselheiro não pode participar de atividade político-partidária. 

Alegando exercício indevido de atividade político-partidária, por descumprir a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Lei Complementar n. 35/79) e a Lei Orgânica do TCE-SE (Lei Complementar n. 205/11), Alessandro resolveu protocolar representação contra o conselheiro.

Leia Mais:

Alessandro Vieira comunica saída do Cidadania
Alessandro Vieira pode trocar pré-candidatura à Presidência pelo Governo
Senador Alessandro Vieira diz ter mais potencial de votos que Doria: “Ele tem uma rejeição consolidada muito alta”

A Lei Orgânica da Magistratura Nacional determina em seu Art. 7º que a independência judicial implica que, ao magistrado, é vedado participar de atividade político-partidária. Já a Lei Orgânica do TCE-SE, em seu Art. 22, impede que o conselheiro se dedique a atividade político-partidária. Todos os Conselheiros dos Tribunais de Contas são submetidos a essas regras. 

"Não se pode admitir que um membro de uma Corte de Contas estadual, que deve preservar sua independência e imparcialidade, atente potencialmente contra a moralidade administrativa, participando ativamente de atividade político-partidária", disse Vieira.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Sergipe TCE alessandro vieira Ulices Andrade

Leia também


Casal é preso por deixar filho de oito anos sozinho em casa com 4 kg de cocaína


Possível crime racial é investigado após adolescentes negros serem barrados em shopping


PF cumpre mandados de busca e apreensão em operação para combater distribuição de cédulas falsas