Política

Klara Castanho inspira projeto de lei que pune quebra de sigilo na entrega de bebê para adoção

Projeto foi protocolado na segunda-feira (27) e, se aprovado, levará o nome da atriz Klara Castanho  |  Foto: Reprodução/Instagram

Publicado em 28/06/2022, às 08h16   Foto: Reprodução/Instagram   Ana Cora Lima/Folhapress

A exposição de Klara Castanho, atriz de 21 anos que foi vítima de estupro, encaminhou o bebê fruto da violência para adoção e teve seu sigilo violado após dar à luz, levou a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL-SP) a criar um projeto de lei protocolado nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A parlamentar quer garantia de sigilo para grávidas -mulheres cis e homens trans- que optem por entregar a tutela do bebê de forma legal para terceiros.

O Jornal Folha de São Paulo teve acesso ao conjunto de normas estabelecidas no Projeto de Lei. Além de garantir os segredos de informações sobre o nascimento e o processo de entrega da criança para adoção, a lei prevê punições para quem vazar as informações -sejam os serviços de saúde e de assistência social públicos ou privados.

Leia também:

Um dos artigos exige que "a pessoa gestante que optar por fazer a entrega direta do bebê para adoção deverá ser tratada com cordialidade pelos profissionais que lhe atenderem, sem que sua decisão seja confrontada a qualquer tempo".

O #FofocalizandoNoSBT está no ar! pic.twitter.com/dhVMlB0OSu

— Fofocalizando (@pfofocalizando) June 27, 2022

De acordo com o texto protocolado, o descumprimento desta lei, se aprovada, acarretará em multas que variam entre cerca de R$ 16.000 e R$ 48.000, além da suspensão da licença estadual para funcionamento por 30 dias. A lei deve ser batizada com o nome da atriz, caso Klara Castanho aprove a ideia.

"Embora o sigilo seja garantido por lei, não há responsabilização administrativa estipulada em caso da sua eventual quebra. A construção deste PL faz parte de ação conjunta no âmbito nacional, numa proposta que inclui outras assembleias ao redor do país", explicou Erica Malunguinho.

Em proposta emergencial, estamos protocolando um PL que garante a responsabilização de prestadores de serviços relacionados à saúde e de assistência social pela quebra de sigilo com informações sobre o nascimento e processos de adoção de crianças no estado de São Paulo.

— Erica Malunguinho (@malunguinho) June 27, 2022

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política violência estupro PL projeto de lei adoção Klara Castanho alesp Klara caso klara castanho erica malunguinho violência médica adoção legal

Leia também


Sonia Abrão detona envolvidos no vazamento do caso de Klara Castanho: “Cruel e covarde”


Ana Maria Braga detona jornalistas após exposição da vida pessoal de Klara Castanho