Salvador

Baianas de acarajé denunciam falta de estrutura no Largo de Amaralina

Após a revitalização, o espaço passou a acomodar dez baianas de acarajé, além de receber uma enorme escultura de 4 metros  |  Foto Max Haack Secom

Publicado em 30/07/2022, às 06h50   Foto Max Haack Secom   Redação Bnews

O Largo de Amaralina, que também é conhecido como Largo das Baianas, localizado na orla de Salvador é um grande ponto para comercialização do bolinho de feijão frito no azeite de dendê mais famoso da Bahia. Após a revitalização, o espaço passou a acomodar dez baianas de acarajé, além de receber uma enorme escultura de 4 metros de altura vestida com saia rodada, torço, panela entre as pernas e colher de pau em punho, preparando a massa do acarajé, em homenagem às quituteiras que são símbolos do estado.
 
Mas, a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Aban), Rita Santos explica que o local não possui toldos e nem banheiros químicos. De acordo com Rita, por conta da falta de estrutura, muitas baianas usam a água do mar para limpar o local. “Quando chove é uma tristeza, molha todo mundo.Tem um bar próximo onde fazemos nossas necessidades, mas, quando ele está fechado o jeito é ir no mar. E é com a água do mar que é feita a limpeza, já que não tem regularidade no serviço da Limpurb. ”, finaliza Rita.
 
O Bnews entrou em contato com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador. Confira nota e fotos enviadas pelo órgão:
 
"A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador informa que o Largo das Baianas, localizado em Amaralina, é contemplado com os serviços de varrição e coleta diariamente. Além disso, também é realizada a lavagem de segunda a sábado durante a madrugada. 
 
 Referente a ausência dos banheiros químicos na localidade, a Limpurb esclarece que não há registros de solicitação dos equipamentos na área. Orientamos que as solicitações sejam feitas através de Ofício ou do 156, número do Fala Salvador. Feito isso, será realizada uma análise para verificar a viabilidade de instalação dos equipamentos no local."
 
Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.
 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags acarajé baianas largo das baianas

Leia também


Prefeitura entrega Memorial das Baianas de Acarajé completamente revitalizado


Prefeitura do Rio regulariza baianas de acarajé e discursa contra intolerância