BNews Agro

Fórum reúne cerca de 150 gestores da agricultura baiana para debate sobre políticas públicas no agronegócio

Joilson César/BNews
Fórum de gestores da agricultura ocorre nesta segunda-feira (21), no auditório da Seagri, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 21/03/2022, às 11h45   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 150 secretários da Agricultura de diversas cidades baianas participaram do 1º Fórum dos Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri), realizado nesta segunda-feira (21), no auditório da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), em Salvador. A iniciativa tem por objetivo auxiliar gestores municipais nas ações de formação, capacitação em gestão e em desenvolvimento de políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo.

De acordo com o secretário da Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira, a Feagri viabiliza um espaço permanente de discussões, com o intuito de fomentar o agronegócio, setor da economia responsável por 28% do PIB do estado.

A Feagri é, sobretudo, uma parceria estratégica entre a Seagri e as diversas secretárias dos 417 municípios do estado. Hoje vivemos um grande momento da agricultura da Bahia.  Nós representamos em torno de 28% da economia do estado e mais de 50% da pauta de exportação. Produzimos 1/3 dos empregos gerados. É onde geramos emprego com maior velocidade e com menos exigência e essa mensagem que quero levar a cada secretário de agricultura para criarmos uma cultura da importância econômica, social e ambiental da agricultura em cada município”.

Além de apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia, o Fórum contou ainda com a presença de instituições financeiras para dar orientações a secretários sobre possibilidades de acesso a linhas de créditos para o setor rural.

Leia também:

Para o secretário da Agricultura do município de Lapão, Orestes Mariano, “um evento como esse proporciona debatermos as cadeias produtivas do nosso município. Aqui a gente consegue ter uma dimensão da atual situação da nossa agricultura, pecuária e a verdadeira identidade do nosso povo na agricultura”, afirmou.

feagri

Outro objetivo do Fórum é fortalecer a participação da sociedade civil e o controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.

Prefeito da cidade de Dom Basílio e diretor da Federação de Consórcios da Bahia (FECBahia), Roberval Meira, destacou a importância do encontro para a agricultura familiar da cidade, que fica no sudoeste do estado.

Dom Basílio é um município essencialmente agrícola, onde a agricultura familiar tem sido um grande avanço para nossa região. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em promover ações que levem desenvolvimento da agricultura nos municípios fortalece através de fóruns como este. Este fórum vem trazer para a gente, gestores, a informação que precisamos para desenvolver anda mais a nossa agricultura familiar”.

Conforme a Seagri, a Feagri busca, ainda, estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o impulsionamento econômico e social. Dessa forma, busca-se incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano.

Leia também:

“Não há dúvidas sobre a importância do agronegócio e da agricultura familiar no estado da Bahia. A agricultura tem uma grande importância no PIB local. A Bahia tem tido uma oportunidade de crescimento nas duas áreas, tanto no agronegócio, quanto na agricultura familiar e esse fórum trará uma importante contribuição aos debates e as propostas de organização desse setor em nosso estado”, enfatizou a deputada federal Lídice da Mata (PSB), que integra a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp