BNews Agro

‘Preciso conversar para saber qual é a bronca’, diz Lula sobre produtores rurais

Divulgação | Partido dos Trabalhadores
Lula também comentou que a principal missão do seu governo será combater a fome e a miséria do Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Partido dos Trabalhadores

Publicado em 10/11/2022, às 17h52   Redação



Durante reunião com políticos aliados na sede do governo de transição, em Brasília (DF), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira (10), que quer saber qual a “bronca” que os produtores rurais – que chamou de ruralistas – têm contra ele.
Lula afirmou que, em seu mandato, realizou o maior financiamento da securitização da dívida dos agricultores brasileiros: R$ 89 bilhões, com a medida provisória nº 452 de 2008. “Então, quando as pessoas falam ‘os ruralistas estão com bronca’, eu quero conversar para saber qual é a bronca. Porque, no nosso tempo, um empreendedor do agronegócio comprava um trator com 2% ou 3% de juros ao ano. Hoje está pagando 18%”, disse.
O presidente eleito também comentou que a principal missão do seu governo será combater a fome e a miséria do Brasil e que é inadmissível que o país – um dos maiores produtores de alimento e proteína animal do mundo – ainda tenha esse problema. “Desculpem, mas o fato é que eu jamais esperava que a fome voltasse a este país. Jamais. Quando deixei a Presidência da República, imaginava que nos dez anos seguintes este Brasil estaria igual à França, estaria igual à Inglaterra, teria evoluído do ponto de vista das conquistas sociais”, acrescentou.
Estiveram presentes também integrantes da equipe de transição, como a senadora Simone Tebet, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann. As informações são do Canal Rural.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp