BNews Pet

30 milhões de cães e gatos abandonados: Ação tenta amenizar sofrimento de bichinhos

Divulgação
Em uma ação, toneladas de alimentos foram doadas para animais sem um lar  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/12/2022, às 13h31   Cadastrado por Maria Clara


FacebookTwitterWhatsApp

No Brasil, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono. No país, existe a maior população pet no planeta, contando com 149,6 milhões de animais de estimação.

Para amenizar o sofrimento desses animais, o movimento Dezembro Verde tem a intenção de conscientizar a população sobre a luta contra o abandono e os maus tratos dos animais. Sabendo disso, ONGs de proteção animal engajadas nessa campanha, como a GAVAA, que atua retirando esses animais das ruas e encaminhando para adoção, vê crescer cada vez mais o número de pets desamparados e contam com o apoio não só da população em geral, como de grandes marcas para sobreviverem.

Neste mesmo cenário, está a Guabi Natural, marca de alimento Super Premium Natural da BRF Pet, terceira maior em faturamento de pet food do país, que completa dois anos de parceria com a GAVAA. A empresa tomou a decisão de doar 58 toneladas de alimentos para cachorros e felinos que não possuem um lar.

Cachorro recebendo amor

"O Dezembro Verde ajuda a ampliar a conscientização da população, mas o combate ao abandono e aos maus-tratos deve acontecer todos os dias. Proporcionar uma alimentação natural, com nutrição de alta qualidade para esses animais, o ano inteiro é um dos nossos compromissos. Unimos forças com a GAVAA e com o Adote Pets para contribuir de forma efetiva com a saúde e com a longevidade dos pets que ainda não possuem um lar definitivo. Promover uma vida melhor para eles é um dos propósitos inegociáveis da BRF Pet e de Guabi", explica Lara Bittencourt, gerente de marketing de Guabi Natural.

Juliana Valverde, responsável pela GAVAA, explica que as ONGs têm notado o aumento no número de abandono, principalmente depois da pandemia. "Além disso, todos os anos, dezembro é um mês ainda mais preocupante para nós, ONGs. Porque é muito comum nessa época as pessoas viajarem e deixarem seus animais ou eles fugirem por conta dos fogos, por exemplo. Então os resgates também aumentam muito nesse período"


Abandono animal

Somente durante os primeiros meses da pandemia, um levantamento da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) mostrou que a procura por adoção de animais aumentou 400%. Mas de acordo com as ONGs de proteção animal, muitas pessoas acabam abandonando os pets, mesmo sendo crime previsto pela Lei Federal n° 9605/98, com pena de até cinco anos de prisão.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp