BNews Pet

Aplicativo gratuito que promete encontrar cães e gatos perdidos já está disponível; saiba qual é e como usar

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista em tecnologia cria aplicativo gratuito que deve encontrar pets perdidos  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 06/05/2022, às 18h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O especialista em tecnologia, Carlos Fabbro, criou um aplicativo de celular que promete reencontrar cachorros e gatos através do reconhecimento facial. A plataforma já está disponível para Android e iOS. Carlos, além de idealizador do projeto, é o tutor de uma cadelinha golden retriever, Chanel, que é a sua grande musa inspiradora.

Quem é "pai ou mãe de pet" sabe bem sobre o medo de perder seus animais de estimação, que já se tornaram membros da família. Pensando nisso, Carlos resolveu criar um mecanismo que facilite a busca do animal, caso ele venha a se perder dos seus tutores. O resultado chegou, mas antes, o tutor de Chanel teve que trabalhar bastante para obtê-lo. 

Foram anos desenvolvendo o aplicativo chamado Pupz, que usa inteligência artificial para ligar os pontos da face do pet para identificá-lo. "Para isso, nós utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais, e que é a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema", explicou.

Após instalar o aplicativo, o tutor deve seguir com o cadastro na plataforma com os dados seus dados e os do pet, utilizando a câmera do celular para fazer o reconhecimento facial do animal, que ficará arquivado na plataforma.

Leia Mais:

Motorista de aplicativo nega corrida com cachorro sem caixa de transporte e mulher se revolta: "É imbecil além de tudo"
Aplicativo MeowTalk promete traduzir o miado do gato
Empresário cria aplicativo para adoção responsável de pets em todo o Brasil

Conhecendo o App

Dentro do aplicativo Pupz, o tutor também poderá encontrar uma lista importante para quem é amante dos pets. É uma lista com canis e gatis, ONGs e abrigos para adoções, passeadores, locais para festas e buffets, veterinários, pet shops, adestradores, crematórios, achados e perdidos, entre outros. Vale lembrar, porém, que só constará nessa lista os que tenham cadastro no banco de dados da empresa.

Além disso, quem baixar o aplicativo porderá contratar e controlar serviços como adestradores e passeadores. De acordo com as normas do plataforma, o tutor ainda poderá efetuar compra e pagamento dentro do próprio app em produtos de lojas parceiras. 

Na lista de achados e perdidos, os usuários do Pupz poderão encontrar os pets de outras pessoas que estejam desaparecidos em uma determinada faixa de distância (dentro do bairro onde mora, por exemplo). Caso um animal perdido seja encontrado, a pessoa poderá falar com o tutor através do chat para que o pet seja devolvido ao seu lar. 

Algumas funções ainda estão em fase teste, de acordo com o próprio app, mas só de ter uma plataforma que visa encontrar os animais de estimação perdidos já pode ser bastante atrativo para os papais e mamães de pets. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp