BNews Pet

Bairro de Salvador que virou “depósito de gatos” é alvo de ação; entenda

Joilson César/BNews
O problema de saúde pública já havia sido noticiado pelo BNews Pet  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 14/03/2023, às 08h01 - Atualizado às 09h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Câmeras de monitoramentos serão instaladas em uma localidade conhecida como “colônia dos gatos”, no bairro de Piatã, em Salvador. A ação é feita pela prefeitura de Salvador e acontece após diversas denúncias feitas para Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (DIPA) por ativistas da causa animal que alertavam sobre o grande número de abandonos de felino na região.

O problema de saúde pública já havia sido noticiado pelo BNews Pet. Em setembro do ano passado, uma das ativistas que conversou com nossa reportagem, Márcia Maria Menezes, relatou que, naquela época, mais de 300 gatos estavam naquele local. 

A instalação das Câmeras será feita pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), com objetivo de coibir o abandono de animais na região. A ação ocorre na semana em que é celebrado o Dia Nacional dos Animais, na quarta-feira (15).

“Nós vemos essa falta de humanidade em Salvador. Aqui não é um local propício para esses gatos. Escolhemos essa data para fazer esta ação aqui, incentivar as pessoas adotarem com responsabilidade, porque com isso conseguimos coibir esse tipo de crime”, disse a secretária Marcelle Moraes em entrevista à TV Bahia.

Também nesta semana, a pasta promete um mutirão de limpeza em conjunto com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), para reduzir as chances de infecção de bichos e tutores. Na oportunidade, será distribuída uma tonelada de ração para os cuidadores e ativistas que cuidam dos animais na localidade. 

Incêndio
Em julho de 2021, um incêndio atingiu a "colônia dos gatos". De acordo com protetores de animais, o fogo começou por volta do meio dia, e foi contido por voluntários. Segundo os protetores, a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, provocado por alguém que ateou fogo no local. Não há detalhes sobre quem teria cometido o crime.

Adoções
Mais de 200 gatos que viviam na colônia dos gatos foram colocados para adoção. Veja mais sobre esse ato de ato.

Crime
Abandonar animais é crime, punível com pena de detenção de até um ano. Saiba como denunciar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp