BNews Pet

Boa ação: Idoso cuida de mais de 180 gatos abandonados em terreno baldio

Reprodução / Instagram
A maior parte do valor da compra de ração e cuidados médicos dos animais é arcada pelo idoso  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 17/06/2022, às 17h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Há sete anos, Osvaldo da Silva Coelho, 64, vem cuidando de uma colônia de mais de 180 gatos abandonados. O idoso é borracheiro e os animais vivem em um terreno em frente ao local onde ele trabalha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A maior parte do valor da compra de ração e cuidados médicos dos animais é arcada pelo idoso. Segundo o borracheiro, mensalmente, ele gasta cerca de R$ 3 mil. Inicialmente, eram poucos gatos, mas com o tempo foram chegando mais.

Além disso, muitas pessoas começaram a abandonar seus animais na colônia, e muitas gatas não estão castradas, aumento cada vez mais a população. A princípio, Osvaldo não gostava de gatos. Hoje, conta que “é apaixonado”.

Leia também:

O homem recebe a ajuda de algumas ONGs da região, e doações, mas com a pandemia, as ajudas diminuíram. Há cerca de um mês, a fotógrafa Katherine Scaranto conheceu o caso e criou um projeto chamado SOS Gatos da Colônia. Assim, ela também toma conta dos gatos, e criou uma campanha online para obter mais ajuda para ração e castração.

De acordo com ela, a maior urgência é a castração e conseguir lares temporários, para tirar os gatinhos do terreno.

Mais ajuda

A prefeitura de Guaíba, cidade onde Sr. Osvaldo vive, emitiu uma nota afirmando que já sabe da situação da colônia de gatos, e estão “empenhados em criar soluções para esta situação, nada simples de resolver.”

A gestão informou que mais de 50 gatos já foram castrados, e cerca de 70 adotados. Contudo, essas medidas foram insuficientes, pois os animais se reproduzem de forma acelerada e muitos dos adultos não são domesticados.

Por causa disso, a prefeitura pede a ajuda da população da cidade. “Estamos em meio ao processo de licitação para contratação de empresa especializada para dar abrigo, alimentação e cuidados veterinários para animais em situação de rua, porém, neste caso específico, por se tratar de uma colônia com quase 200 animais, precisamos da união de toda a comunidade para que nos auxilie ajudando com doações de ração, mobilizando pessoas que queiram adotar e principalmente contribuindo para que a colônia não cresça ainda mais, pois muitas pessoas estão descartando novos filhotes no local.”

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp