BNews Pet

Como cuidar de um pet deficiente físico? Especialista explica

makeitclear por Pixabay
Para o tutor que tem um pet deficiente, alguns cuidados diferentes serão necessários  |   Bnews - Divulgação makeitclear por Pixabay
Maria Clara

por Maria Clara

[email protected]

Publicado em 14/12/2022, às 15h00


FacebookTwitterWhatsApp

É muito comum se falar sobre quais cuidados os tutores devem tomar com um pet dentro de casa, mas, como seriam os cuidados para um gatinho ou cãozinho é deficiente físico? Ao BNEWS PET, o médico-veterinário Fernando Oliveira, da Diagnovet, elencou algumas dicas para as pessoas que convivem com um cãozinho com dificuldades de locomoção.

Segundo Oliveira, o tutor de pet paraplégico precisa manter o cachorro ou o gato longe de situações que possam impedir o animal de transitar pela residência. "Os obstáculos, principalmente as escadas, escadas, batentes altos, piscinas, isso é preocupante".

Alguns tutores se preocupam ainda com a falta de movimentação do corpo de seus animais e temem aos problemas de saúde que podem ser gerados por conta desse sedentarismo. O especialista indica que, aqueles animais que não se adaptaram a uma cadeirinha para caminhar ou que não conseguem se exercitar, mesmo com esse auxílio, o melhor é se fazer fisioterapia ou natação.


Necessidades fisiológicas e suas dificuldades

Além de ter os seus movimentos mais limitados, o animal também pode possuir dificuldades na hora de fazer as suas necessidades. "Tem animais, principalmente, os que são acometidos de alterações na coluna, que podem ter uma necessidade de que o tutor venha a fazer um manejo ou a indução da defecação". Além disso, o dono do bicho que possa ter esse problema, deve ajudar também na hora de fazer o número um. 


Adoção de pets deficientes e seus cuidados

O veterinário explica que, para a pessoa que vai adotar um animal com deficiência física, é importante que ela tenha noção de alguns cuidados a serem tomados. "Ele precisa ter ideia de qual deficiência o pet vai ter, e como ele vai adaptar a casa para isso. Porque, cada animal vai ter uma necessidade e uma especialidade", explicou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp