BNews Pet

Empresa francesa interrompe venda de aquários redondos: ‘deixam os peixes loucos e os mata rapidamente’

Pixabay
A companhia somente comercializará os aquários que forem retangulares  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/01/2022, às 09h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A AgroBiothers Laboratoire, empresa que lidera na França o mercado de produtos para animais de estimação, não venderá mais aquários redondos ou aquários com capacidade para menos de 15 litros. A companhia somente comercializará os que forem retangulares, pois acredita que colocar peixes em pequenos repositórios, sem filtragem e oxigenação, é abuso de animais.

“As pessoas compram um peixinho dourado para os filhos por impulso, mas se soubessem a tortura que é, não o fariam. Girar em círculos em um aquário pequeno deixa os peixes loucos e os mata rapidamente”, afirmou o CEO da AgroBiothers, Matthieu Lambeaux, à Reuters.

Os peixes dourados podem viver até 30 anos e crescem cerca de 25 cm em grandes aquários ou lagoas ao ar livre. Contudo, quando são colocados em pequenos aquários costumam durar apenas semanas ou meses.

Leia mais:

Conheça locais pet friendly para passear com o seu animal de estimação em Salvador

Homem é encontrado morto em casa cercado por mais de 100 cobras

Lambeaux citou que o peixe dourado é um animal social que precisa da companhia de outros peixes, espaço amplo e água limpa. Então, é necessário um mínimo de equipamentos e conhecimento para ter um aquário.

O CEO destacou que a França é o maior mercado da Europa para peixes vermelhos de aquário, com cerca de 2,3 milhões de peixes.

Segundo a Época Negócios, a Alemanha e vários outros países da Europa aboliram aquários há muito tempo, mas a França não possui legislação sobre o tema.

“É um anacronismo francês, por isso decidimos tomar medidas. Não podemos educar todos os nossos consumidores para explicar que manter um peixe em um aquário é cruel. Consideramos nossa responsabilidade não dar mais essa opção aos consumidores”, frisou Lambeaux.

Com uma parcela de 27% do mercado francês de produtos para animais de estimação, a AgroBiothers vendeu cerca de 50 mil aquários por ano, a cerca de 20 euros cada, nos últimos anos. “Há demanda por aquários, mas a realidade é que damos às crianças a possibilidade de ver o peixe dourado morrer vagarosamente”, finalizou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp