BNews Pet

Focinho quente e seco é sinal de febre em pets? Saiba mitos e verdades sobre cães e gatos

Sven por Pixabay
Focinho quente e seco pode não ser sinal de febre como afirma crenças populares  |   Bnews - Divulgação Sven por Pixabay
Milena Ribeiro

por Milena Ribeiro

[email protected]

Publicado em 17/03/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Os tutores de cães e gatos podem ficar com dúvidas depois de ouvir algumas crenças populares relacionadas ao tratamento de doenças nesses animais. Para que não reste nenhuma dúvida a respeito desses mitos, o BNews conversou com o médico-veterinário Fernando Oliveira que esclareceu pontos como saber detectar pets com febre e se leite ajuda na intoxicação. 

Saiba mitos e verdades sobre cães e gatos:

Leite ajuda a desintoxicar cães e gatos

Mito.

Segundo o médico, essa afirmação não é verídica. 

"A lactose, quando em excesso em animais adultos e até em filhotes que já deixaram de mamar, pode causar uma diarreia e essa diarreia leva a algumas pessoas entenderem que vai eliminar o produto tóxico. O leite também tem proteína e essa proteína faz com que as pessoas entendem que ela será excretora da substância tóxica", explicou. 

Quiabo cura cinomose

Mito.

"Nunca. Cinomose é um vírus e quem trata vírus são os anticorpos produzidos pelo organismo. Então, não tem eficiência o quiabo em relação ao tratamento para a doença", afirmou.

De acordo com o médico-veterinário, o quiabo pode ajudar a aumentar a imunidade do organismo, mas não ajuda a curar a cinomose.

Focinho quente e seco é sinal de febre

Mito.

"Nem sempre o focinho seco está relacionado a febre. Tem cães com focinho seco que não estão febris e tem cães com focinho úmidos que podem estar com febre", explicou.

As formas mais seguras de saber se o cachorro está com febre é usando o termômetro retal e o termômetro auricular. Além disso, os tutores podem ficar atentos aos seguintes sintomas: 

Apatia;
Falta de apetite;
Tremores;
Sonolência;
Vômitos;
Diarreia,
Ingestão excessiva de água.

Nos gatos, alguns sintomas variam. Confira quais são os sinais de que o felino pode estar com febre:

Perda de apetite;
Apatia;
Fraqueza;
Respiração acelerada;
Calafrios;
Pelos sujos,
Isolamento.

Cães e gatos enxergam no escuro

Verdade. 

"Cães e gatos, principalmente os felinos, enxergam muito bem no escuro. Eles têm na retina uma espécie de célula que reflete a menor quantidade de luz e aquilo faz com que seja um farol. Ele capta essa luz mínima e, com isso, consegue enxergar no escuro", explicou o veterinário. 

Cães e gatos transmitem e pegam gripe dos homens

Mito.

O médico-veterinário explicou que não é possível que gatos e cães passem gripe para os humanos, assim também como eles não pegam esses vírus dos homens. Ele ainda pontuou que existem relatos de que gato causa asma, mas as coisas não são bem assim.

"A anatomia do pelos dos mais diversos animais, seja gato, cachorro, vaca, cabra, pode, para algumas pessoas, serem irritantes. A alergia que algumas pessoas dizem ter aos gatos, na verdade, não é ao pelo e sim a saliva, porque eles se lambem muito, então, a proteína da saliva deles pode ser o causador da alergia", explicou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp