BNews Pet

Juntos de novo: casal de onças se reencontra após três anos separados

Reprodução/RPC Foz do Iguaçu
Casal de onças se reencontra após serem afastados para a fêmea criar os filhotes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/RPC Foz do Iguaçu

Publicado em 27/05/2022, às 08h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Refúgio Biológico, em Foz do Iguaçu, promoveu o reencontro de um casal de onças que estava separado há quase três anos. O macho Valente foi afastado da família após a fêmea, Nena, ter os dois filhotes, Pytu e Poty.

Na natureza, o macho não acompanha o desenvolvimento das crias. Esta é a função exclusiva da mãe, que ensina os bebês a caçar. Agora, os filhotes já são adultos e estão em outros centros de conservação para formar famílias.

Durante o reencontro, Valente e Nena, se cheiraram, se estranharam por uns minutos, mas depois começaram a rolar juntos na grana. De acordo com o médico veterinário Pedro Teles, as onças possuem memória afetiva forte e conseguem lembrar umas das outras.

Leia Mais:

Onça criada como animal doméstico em fazenda é resgatada após passar a matar gado
Onça é resgatada após cachorro 'avisar' a caseiro de sítio que animal caiu em poço
Onça-pintada é domesticada por funcionários de fazenda após perder mãe em queimadas

Preservação da espécie

O casal de onças vive no Refúgio Biológico, que faz parte do programa nacional de espécies com risco de extinção. O bioma Mata Atlântica é onde as onças pintadas estão mais ameaçadas. A estimativa dos especialistas é de que existam menos de 300 felinos nesta área.

Valente é um dos poucos machos vivos com a genética da Mata Atlântica, com quase 15 anos. A esperança é de que ao lado de Nena, mais uma vez, ele possa ter novos filhotes.

Segundo a zootenista, Fabiana Stamm, desde o reencontro, o casal já teve algumas cópulas. Ainda não se sabe se foram efetivas por a fêmea não estar efetivamente no cio. A gestão dura três meses. A expectativa é de que os filhotinhos nasçam nos próximos meses.

* Com informações do G1

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp