BNews Pet

Onça criada como animal doméstico em fazenda é resgatada após passar a matar gado

Polícia Militar de Proteção Ambiental/Divulgação
Apesar de ser criada como um animal doméstico, Marruá costumava ficar até três dias na mata  |   Bnews - Divulgação Polícia Militar de Proteção Ambiental/Divulgação

Publicado em 05/02/2022, às 16h26   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma onça, criada como animal doméstico em uma fazenda, na zona rural de Cáceres, Mato Grosso, foi resgatada nesta sexta-feira (4), pela Polícia Militar de Proteção Ambiental. O proprietário pediu ajuda com o animal, que já estava entrando na fase adulta, após ele passar a matar o gado da propriedade.

Marruá, como a onça era chamada, apareceu na fazenda durante o período de queimadas no Pantanal, quando perdeu a mãe. Como estava sozinha e debilitada, os trabalhadores da fazenda começaram a cuidar e alimentar a onça.

"O pessoal da fazenda achou e resgatou. Lá é muito grande, muito longe e de difícil comunicação. Foram alimentando ela para não morrer de fome. Foi sendo criada sempre solta, com os gatos, cachorros e seres humanos", conta o PM do Juizado Volante Ambiental, Daniel Silva Mendes, que participou do resgate. 

Quando começou a sair da fazenda para caçar, Marruá costumava ficar até três dias na mata, mas sempre voltava para a propriedade. Daniel explica que era comum vê-la deitada no chão da sala de casa ou em cima do sofá. 

Apesar de ser criada como um felino doméstico, Marruá já pesava 86 kg. Ela não tinha sinais de maus tratos e não ficava presa em cativeiro na fazenda. 

Leia também:

Cachorro tenta “afogar” tutor em piscina e vídeo viraliza na web; assista
Cachorro ganha fama na web após ser discriminado pela aparência; entenda caso

Quando os funcionários perceberam que Marruá estava atacando o rebanho, o proprietário do local decidiu entrar em contato com a Polícia Militar, que acionou a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). Quando as equipes chegaram na fazenda, encontraram a onça andando livremente pela fazenda, ao lado de um dos funcionários da propriedade.

Os funcionários da fazenda já estavam tão apegados a Marruá, que Daniel conta que sentiu que eles ficaram tristes quando o animal precisou ser levado. "Ela era praticamente um animal de estimação; eles tinham muito carinho por ela. A esposa do caseiro chegou a ficar com os olhos lacrimejando. Isso é sinal de que ela foi bem tratada".

Leia Mais:

Animal é sugado por aeronave e companhia aérea quer indenização milionária; entenda
Companhia aérea perde documentos e cachorro fica preso em aeroporto
Donos do coelho Alfredo prometem acionar Justiça contra companhia aérea

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp