BNews Pet

Prefeitura de Salvador realiza vacinação antirrábica para cães e gatos nesta sexta (18); saiba mais

Divulgação/SES/Matheus Oliveira
CCZ realiza vacinação antirrábica no Campo da Pronaica, em Cajazeiras  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SES/Matheus Oliveira

Publicado em 17/03/2022, às 19h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ),  vai realizar uma ação de vacinação antirrábica para cachorros e gatos, nesta sexta-feira (18), no Campo da Pronaica em Cajazeiras. Vale lembrar que a medida é a principal forma de previnir a doença que tem 100% de letalidade. 

Os tutores dos animais devem levá-los ao ponto de vacinação no período das 8h às 12h.  

"Estamos intensificando a vacinação de cães e gatos para mantê-los protegidos contra a raiva. Esse ano, identificamos a circulação de raiva silvestre em morcegos na cidade e, por esse motivo, é importante garantir a imunização dos animais de estimação, já que essa é uma zoonose imunoprevinível e letal", explicou a veterinária do CCZ, Danielle Dantas.

Campo da Pronaica recebe vacinação antirrábica para cães e gatos

Leia Mais:

Vídeo: cachorro é arremessado de viaduto e moradores pedem ajuda para salvar o animal em Salvador
Abrigo de animais é atingido por deslizamento de terra; veja vídeo
Zoológicos: Contribuição para a educação e conservação ou confinamento abusivo?

A zoonose pode ser ser transmitida através da mordedura, lambedura e arranhadura dos animais infectados para os seres humanos.

A CCZ contou que alguns veterinários estão realizando ações de vigilância para identificar morcegos com suspeita de raiva. Desde outubro de 2021 e março de 2022, dois morcegos foram detectados com o vírus.

"A simples presença dos morcegos não representa risco à saúde, já que esses animais não costumam atacar as pessoas. No entanto, eles não podem ser manipulados diretamente, porque a transmissão do vírus ocorre com a saliva do animal", disse Danielle Dantas. 

A CCZ alertou que em casos de encontro com um morcenro em local e horário não habitual, apresentando dificuldade para voar ou morto, as pessoas devem acionar o órgão imediatamente e não mexer no animal. Os números são (71) 3611-7331 ou pelo 156. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp