Coronavírus

Governo abre consulta pública sobre vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra Covid

Jefferson Peixoto/Secom
Governo coletará opiniões da sociedade a respeito do tema entre a próxima quinta-feira (23) e o dia 2 de janeiro de 2022  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 22/12/2021, às 11h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde (MS) editou nesta quarta-feira  (22) um ato de ofício em que divulga a abertura de uma consulta pública sobre a aplicação ou não de vacinas contra a Covid-19 na população brasileira com idade entre cinco e 11 anos.

A comunicação assinada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi publicada na edição desta manhã do Diário Oficial da União, de acordo com o portal UOL.A consulta estará aberta entre a próxima quinta-feira (23) e o dia 2 de janeiro de 2022.

O tema tem gerado manifestações de resistência e críticas por parte de grupos contrários à vacinação, e parte dos apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo chegou a se manifestar favorável a que os pais e responsáveis de menores de 12 anos tenham que assinar um termo de responsabilidade para vacinar as crianças.

No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a imunização contra o novo coronavírus em crianças de cinco a 11 anos. Na ocasião, ficou definido um intervalo de três semanas entre a aplicação das duas doses.

Anteriormente, apenas maiores de 12 anos estavam autorizados a se vacinar contra a Covid-19 pela Anvisa. O produto a ser aplicado foi desenvolvido pela farmacêutica Pfizer/Wyeth especialmente para a faixa etária entre cinco e 11 anos.

Segundo a publicação, o ministério explica que a consulta servirá para "manifestação da sociedade civil” a respeito do tema. Além disso, a ação funcionará também "para que sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas".

Diretores e servidores da Anvisa receberam e-mails com mensagens de intimidação - e até ameaças de morte - pela decisão da semana passada. A Polícia Federal abriu uma investigação sobre o episódio, e um homem foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, cabe à Justiça avaliar se ele se tornará réu em uma ação penal.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp