Justiça

AGU recomenda que atual gestão do Yacht Club da Bahia seja investigada por supostas fraudes; direção rebate

Divulgação
A atual gestão foi acusada de manipular documentos para atacar e intimidar a gestão anterior  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/02/2022, às 18h28 - Atualizado às 20h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma denúncia envolvendo a atual gestão do Yacht Club da Bahia (YCB), localizado na Avenida Sete de Setembro, Ladeira da Barra, em Salvador, veio à tona neste sábado (5). De acordo com a Coluna do Mazzini, do jornal IstoÉ, a Advocacia Geral da União (AGU) recomendou que a atual direção do Yatch seja investigada por supostas fraudes pela Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal.

Leia mais:
Após morte de tubarão, organização critica Yacht Clube da Bahia

“Estamos fazendo campanha para manter a associação”, diz Comodoro do Yacht Clube da Bahia

Conforme as denúncias, a atual gestão alterou o balanço correspondente aos anos de 2018 e 2019 com o intuito de promover perseguição política. Além disso, a direção não teria justificado a modificação dos documentos e chegou a utilizar ferramentas institucionais do Yacht Club para atacar e intimidar a direção anterior.
A denúncia estaria fundamentada em documentos como, por exemplo, ofícios assinados pelo Conselho Fiscal do clube, e foi registrada na Secretaria Nacional de Esportes, que mantém convênios com o Yacht. 
Um dos motivos da federalização das acusações são as suspeitas de manipulação de documentos e burla da lei federal. O escândalo envolvendo a atual gestão do YCB envolve, ainda, prestações de contas com verbas da União.
Em nota enviada ao BNews, a atual direção classificou o assunto de “informações equivocadas, relativas  a tema antigo e já rechaçado e arquivado”. Ainda de acordo com o esclarecimento, “realmente ocorreu uma denúncia na Secretaria Nacional de Esportes, proposta por um ex-comodoro do Clube, contudo foi reconhecida a sua improcedência pelo referido órgão, tanto em primeira como em segunda instância. O que demonstra, mais uma vez, não haver qualquer irregularidade cometida pela atual Diretoria do Yacht Clube da Bahia”.


Em nota, a atual direção destacou que lamenta “a tentativa recorrente de antigos gestores em continuar a atacar a entidade e sua reputação”. Além disso, salientou que “como sempre, se manifestará exclusivamente nos âmbitos legais e administrativos e que continuará seu caminho de profissionalização e melhoria nos padrões de governança da entidade”.

Atualizada às 20h45

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp