Economia & Mercado

Produção industrial brasileira cai 0,2% em novembro, aponta IBGE

Reprodução/José Paulo Lacerda/CNI
País soma seis meses consecutivos de queda - período em que acumulou perda de 4,0%  |   Bnews - Divulgação Reprodução/José Paulo Lacerda/CNI

Publicado em 06/01/2022, às 09h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (6) que a produção industrial brasileira registrou queda de 0,2% em novembro de 2021, na comparação com outubro do mesmo ano.

O resultado, de acordo com o instituto, aponta que o País soma seis meses consecutivos de queda, período em que acumulou perda de 4,0%. Já em relação a novembro de 2020, houve recuo de 4,4%. No ano, a indústria acumula alta de 4,7% até novembro e, em doze meses, de 5,0%.

O decréscimo na atividade industrial na passagem de outubro para novembro do ano passado foi acompanhado por apenas uma das quatro das grandes categorias econômicas, e 12 dos 26 ramos pesquisados.

Entre as atividades, as influências negativas mais importantes foram observadas na indústria de borracha e de material plástico (-4,8%) - que perderam toda a expansão acumulada (3,5%) nos meses de setembro e outubro - e metalurgia (-3,0%), que assinalou a terceira queda consecutiva acumulando perda de 7,7% no período.

Outras contribuições negativas significativas vieram de produtos de metal (-2,7%), de bebidas (-2,2%), de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-4,5%) e de produtos diversos (-4,5%).

Por outro lado, também segundo o IBGE, entre as treze atividades que apontaram crescimento na produção, exerceram os principais impactos em novembro de 2021 os produtos alimentícios, indústrias extrativas e veículos automotores, reboques e carrocerias - com 6,8%, 5,0% e 2,9%, respectivamente 

As duas primeiras voltaram a crescer após dois meses consecutivos de queda na produção, em que acumularam perdas de 7,3% e de 10,2%, respectivamente. Já a última marcou o primeiro resultado positivo desde abril de 2021 (2,2%).

Entre as grandes categorias econômicas, ainda na comparação com outubro, a de bens de capital (-3,0%), assinalou o único resultado negativo em novembro de 2021 e eliminou o avanço de 1,8% verificado em outubro último.

Por outro lado, o setor de bens de consumo duráveis (0,5%) apontou a única taxa positiva em novembro de 2021, após registrar dez meses consecutivos de queda na produção, período em que acumulou recuo de 29,0%.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp