Economia & Mercado

Uso ordenado dos fios nos postes do Brasil depende de regulação conjunta da Anatel e Aneel; entenda

Reprodução / G1
Norma para regulação dos fios nos postes das ruas do país deve ser aprovada até final de 2023  |   Bnews - Divulgação Reprodução / G1

Publicado em 15/10/2023, às 07h43 - Atualizado às 08h14   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Excesso de fios em postes espalhados pelas ruas do Brasil é um problema que atinge moradores de áreas nobres ou das periferias do país, gerando poluição visual e desencadeando sérios riscos e graves acidentes. Por isso, já existe uma discussão, entre a Anatel e Aneel, para a regulação dos cabeamentos da fiação de energia elétrica nacional, com norma conjunta prevista para ser aprovada até novembro deste ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A ordenação estabelecerá condutas de atuação e compartilhamento entre as duas empresas de energia e telecomunicações, conforme informações prestadas pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, em reportagem ao G1 .

“Como é um regulamento das duas agências, só vale quando as duas aprovam. Então, o ideal seria que pudéssemos aprovar ao mesmo tempo em uma mesma sessão. O processo está muito maduro em termos das discussões técnicas, espero que consigamos aprovar antes da saída do conselheiro Moisés Moreira, em novembro”, esclareceu Baigorri.

Segundo Feitosa, as agências estão estudando a melhor estratégia para votar a norma: “cada agência fazendo rapidamente a sua deliberação, ou até mesmo uma deliberação conjunta, que seria histórica para o segmento de telecomunicações e de energia”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp