Eleições

Janela partidária: Dos 43 vereadores de Salvador, 18 mudaram de sigla; confira a lista completa

Arquivo / BNews
Conforme apurado pelo BNews, a última noite foi tensa entre o vereador Geraldo Júnior e o vice-prefeito Bruno Reis para arrumar e readequar toda base do do prefeito sem criar rusgas   |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 05/04/2020, às 07h44   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Encerrado neste sábado (4) o prazo de mudança de partido com a janela propiciada pela lei eleitoral, dos 43 vereadores de Salvador, 18 mudaram de sigla. Esse foi o levantamento feito pelo BNews até a última madrugada.

Chamou atenção a novela envolvendo o vereador Maurício Trindade, saído do DEM, cujo ingresso no MDB foi selado aos 45 do segundo tempo. Apesar de afirmar que só sairia expulso do ninho democrata, Trindade teve a legenda negada para uma eventual candidatura e o fato forçou sua mudança. 

Sabá, que havia anunciado ida para o MDB, após sair do PV, acabou caindo de paraquedas no DC (Democracia Cristã).

Outra novela foi da saída da vereadora da oposição Ana Rita Tavares do PMB e sua entrada nada fácil no PT, visto que o diretório municipal não a queria nas fileiras da legenda, mas a Executiva Estadual interveio e a filiou. Ela foi o único nome oposicionista, até então, que mudou de legenda. 

Geraldo Júnior, a noiva cobiçada por vários partidos, saiu do Solidariedade e assumiu o posto de cacique do MDB baiano. A tendência é que o presidente da Câmara de Salvador se torne o principal articulador a legenda no Estado ou lado do presidente Futuca. 

O ex-secretário de Ordem Pública, Felipe Lucas, saiu do MDB e entrou no DEM, assim como Beca que deixou o PPS, rumaria para o Patriota, mas enfrentou resistência das lideranças locais. O único que ingresso no partido ex-PEN foi Daniel Rios. 

Marcelle Moraes e Cátia Rodrigues saíram do PV e PHS, respectivamente, e foram para o DEM. Fábio Souza, assim como Isnard Araújo e Teo Sena, deixaram o PHS e rumaram para o Solidariedade, PL e PSDB, respectivamente. 

Carballal, após diversos desentendimentos com o PV, foi para o PDT, partido que ainda faz oposição ao prefeito ACM Neto (DEM) a nível estadual, mas que na seara soteropolitana está alinhado com o democrata, principalmente após a chegada do deputado licenciado e secretário da Saúde, Léo Prates.

Paulo Magalhães, líder do governo na Casa, deixou o PV e foi para o DEM e Muniz, que há anos falava que sairia do Podemos, mas de fato o assunto nunca se concretizava, enfim, rumou para o PTB. 

Kiki Bispo saiu do PTB e ingressou no DEM, tido, nos bastidores, como um dos mais simpáticos a linha de trabalho e articulação do vice-prefeito Bruno Reis. 

Conforme apurado pelo BNews, a última noite foi tensa entre o vereador Geraldo Júnior e o vice-prefeito Bruno Reis para arrumar e readequar toda base do do prefeito sem criar rusgas ou prejuízos eleitorais futuros. 

Cézar Leite, que já havia anunciado que não concorreria a reeleição, com a saída do PSDB, entrou no PRTB do General Mourão e está pré-candidato a prefeito, saiu da base de Neto e se declarou independente. 


Última atualização: 4h30 do domingo (05.04.2020)

Matérias relacionadas:

Após impasse com DEM, Maurício Trindade bate martelo e se filia ao MDB

Líder do governo, Paulo Magalhães se filia ao Democratas

Veja a íntegra da carta do Diretório do DEM ao vereador Trindade com declarações do edil: "prefeito ACM Neto só gosta de obra sonrisal"

Presidente da Câmara Geraldo Júnior diz que “não abre mão de Trindade no MDB”

“Maurício Trindade só não será candidato no DEM se não quiser”, diz Bruno Reis

"Permanência de Trindade se tornou insustentável há meses", diz Duda Sanches

Salvador: DEM não dará legenda a tentativa de reeleição do vereador Maurício Trindade

Pedro Godinho deixa o MDB e volta para o DEM

Guerra no Patriota: cacique do partido se nega a filiar Beca a mando de Neto e Bruno

Maurício Trindade diz que só sai do DEM se for expulso

Sem nenhuma representação anterior, Patriota passa a ter duas cadeiras na CMS

Kiki Bispo assina filiação ao DEM; se reeleito, edil pode tentar presidência da CMS

Em rearrumação, DEM não vai acomodar Marcelle Moraes e Cátia Rodrigues; Trindade é carta fora do baralho

Mantendo acordos, Fábio Souza se filia ao Solidariedade na vaga de Geraldo Júnior

Presidente da Câmara Geraldo Júnior filia-se ao MDB

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp