Eleições

Após briga com PRTB, Celsinho nega aproximação com bolsonarismo e leva presente a Mourão

Henrique Brinco/BNews
Cotrim era tido como o candidato do PRTB, mas foi trocado pelo vereador Cezar Leite   |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco/BNews

Publicado em 30/10/2020, às 14h11   Henrique Brinco e Marcio Smith



O candidato a prefeito de Salvador, Celsinho Cotrim (PROS), negou que sua visita ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), nesta sexta-feira (30), durante a inauguração do o Instituto de Saúde Avançado, no SENAI CIMATEC, seja uma aproximação da sua campanha com o bolsonarismo.

"É um querido amigo e eu sou amigo do general [...] Para mim, isso não existe na política. Não existe Direita, nem Esquerda e nem Centro. Eu sigo para frente, quem estiver satisfeito com o nosso programa de governo e entender que Salvador precisa estar cada vez mais humana, fraterna e igualitária será acolhida no nosso projeto", afirmou.

Acolhido no PROS, Cotrim integrava os quadros do PRTB em Salvador e seria o candidato da legenda à prefeitura de Salvador, após disputar uma vaga no Senado Federal pela legenda em 2018. Contudo, após articulações realizadas pelo vereador Cezar Leite e o representante do PRTB na Bahia, Rogério Da Luz, Leite se filiou ao partido e foi lançado como o escolhido para o pleito com benção do presidente nacional da legenda, Levy Fidelix.

"A política é feita de relações humanas, depois a gente discute as relações partidárias. Eu vim aqui dar um abraço no meu querido vice-presidente da República, dar a ele uma máscara dessas feita aqui em Salvador, na Bahia, e dar esse livro decorativo de Tatti Moreno como símbolo da nossa terra para estar no gabinete dele em Brasília", declarou o candidato pelo PROS.

Pesquisa Ibope

Questionado pelo BNews sobre a suspensão da divulgação dos índices da nova pesquisa Ibope contratada pela TV Bahia com o cenário da corrida pela prefeitura de Salvador, Cotrim reforçou que concorda com a ação proposta pelo jurídico da Coligação Vamos Cuidar de Gente do Pastor Sargento Isidório (AVANTE), também candidato a prefeito em Salvador e deputado federal. 

"Uma cidade que tem 3 milhões de eleitores, aproximadamente, não dá para ter um cenário a partir de 600 telefonemas", afirmou.

O levantamento seria divulgado nesta sexta-feira (30), contudo o juiz Antônio Mônaco Neto, da 13ª Zona Eleitoral, atendeu o pedido de Isidório e estipulou a aplicação de uma de R$ 10 mil caso haja descumprimento da decisão.

O jurídico do deputado alegou que a metodologia da pesquisa, realizada de forma presencial, descumpriria os protocolos sanitários para evitar a propagação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Apontou também descumprimento legal da estratificação dos entrevistados quanto ao nível econômico; falhas no sistema de controle do Ibope, posto que checados apenas 20% dos questionários; o questionamento relativo ao segundo turno das eleições 2020, se houver e também argumentou irregularidade na desconsideração da intenção de voto, o que para o jurídico de Isidório traria “incertezas e descrédito na intenção de voto do eleitor”. 

“De fato constata-se algumas irregularidades na execução da pesquisa apresentada. No que se refere a forma presencial de pesquisa, observo não a torna questionável já que a legislação eleitoral não especifica como deve sê-la. De outra banda, referente a ausência dos estratos econômicos com a especificação da faixa de renda mensal familiar dos entrevistados, constata-se que houve um descumprimento do previsto no art. 2o, IV, da Resolução TSE no 23.600/2019, o que consequentemente afeta a credibilidade da pesquisa”, argumenta o juiz na sentença cujo BNews teve acesso.

O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, classificou como “irrazoável” a suspensão da divulgação da pesquisa. “Me parece que a Constituição Federal consagra o direito a livre publicação dos dados de pesquisas eleitorais desde que cumpridos todos os critérios estabelecidos na legislação. Me parece que para consagrar esse direito, a livre informação, assim como os princípios democráticos essa é uma decisão que vai na contra mão disso que me parece ser absolutamente fundamental para a democracia”, afirmou Neto.

Leia mais:

Salvador: Justiça Eleitoral suspende divulgação da pesquisa Ibope contratada pela TV Bahia

ACM Neto classifica como irrazoável pedido de suspensão da pesquisa Ibope sobre Salvador

Nome do PRTB para Salvador, Celsinho Cotrim cogita aliança com a esquerda e defende pauta LGBTQ+

Climão! Cezar Leite quer ser candidato a prefeito pelo PRTB, que já tem Celsinho Cotrim

Da Luz reage à fala de Cotrim sobre pauta LGBTQ+ e diz que ele ainda "postula" a pré-candidatura

Celsinho rebate Da Luz e sustenta ser pré-candidato do PRTB em Salvador: “ele não pode falar pelo partido”

Celsinho Cotrim diz estar "muito surpreso" com escolha de Fidelix por Cézar Leite para prefeitura

Reviravolta: Após escolha do PRTB por Cézar Leite, Celsinho Cotrim vira pré-candidato pelo PROS

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp