Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos e Pitacos: Salvador às escuras

Reprodução
Coluna Fatos e Pitacos vai ao ar toda terça-feira no BNews  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/05/2022, às 12h52 - Atualizado às 13h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador às escuras

.

Há muito tempo Salvador precisa de um foco na iluminação pública. A julgar pela taxa que o soteropolitano paga, a capital baiana deveria ser uma das mais iluminadas do Brasil, mas infelizmente não é o que acontece. Nos bairros onde mora a elite econômica de Salvador até que a iluminação chega, e da boa. Mas na periferia, os banhos de luz com a tradicional iluminação de LED aparece mais na propaganda do que na prática. Ao que parece, a escuridão chegou à Diretoria de Iluminação da Prefeitura de Salvador e por lá ninguém enxerga nada.

Orla requalificada... e atrasada

.

Não há como negar que o ex-prefeito ACM Neto e o atual, Bruno Reis, deram um up na orla de Salvador em relação à requalificação. Mas um espaço que agora está tão bonito parece ser o verdadeiro retrato do atraso. Isso porque quem vai à praia na capital baiana não encontra bares e restaurantes, quiosques ou similares, como nas orlas de Maceió, Fortaleza e Recife, por exemplo. Muitas vezes o frequentador fica refém do serviço de vendedores ambulantes que, inclusive, é incompatível com o valor cobrado. Ou seja, cobram o valor de restaurante sem dar o mínimo de infraestrutura. É complicado, viu!

S.O.S Rio Vermelho

.

Falando em orla, o Rio Vermelho está cada vez mais carente de uma ação enérgica do poder público. Os ambulantes tomam boa parte do calçadão e as aglomerações  regadas a muita bebida e agitadas por caixas de som atrapalham transeuntes, praticantes de atividades físicas e, sobretudo, o trânsito.

Leia também:

Novo presidente da Comissão de Turismo é eleito; confira
Hotel de famoso jogador brasileiro gera expectativa em João Pessoa (PB)
Setor de Turismo gerará 5,5 milhões de empregos na América Latina em 10 anos

Ricardo Chaves canta Fábio Jr. e encanta o público

.

O que começou com apresentação única pode se tornar uma turnê de primeira. Trata-se da apresentação de Ricardo Chaves cantando músicas de Fábio Jr. Quem assistiu, garante que o show foi em grande estilo e o romantismo dominou. No repertório do show, canções como Enrosca, Alma Gêmea, Caça e Caçador, O Que É Que Há, 20 e Poucos Anos, Só Você, Seu Melhor Amigo, Pai, Felicidade, Eu Me Rendo, Quando Gira o Mundo, Desejos e Delírios e Senta Aqui.

Maio Roxo alerta para prevenção das Doenças Inflamatórias Intestinais

.

O Maio Roxo, mês de conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), chama a atenção para as patologias gastrointestinais que afetam cerca de cinco milhões de pessoas no planeta, segundo dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Essas enfermidades ocorrem quando o intestino tem sua função prejudicada em uma ou mais partes, causando, entre outros problemas, a diminuição da absorção de nutrientes, etapa que ocorre no intestino delgado. As causas dessas disfunções são multifatoriais e vão desde fatores genéticos até físicos e comportamentais, como tabagismo, desordens da microbiota intestinal, falta de fibras e água, estresse, depressão e ansiedade o que eleva a sensibilidade das células nervosas no intestino. A idade também tem influência, visto que a capacidade de absorção de alguns nutrientes diminui com o passar dos anos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp