Geral

Morre Alberico de Sousa, ex-diretor de Jornalismo da Globo

Imagem Morre Alberico de Sousa, ex-diretor de Jornalismo da Globo
Alberico chegou à Globo em 1980, convidado por Armando Nogueira para ser o diretor de Jornalismo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/05/2022, às 15h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O jornalista Alberico de Sousa Cruz, de 84 anos, morreu  nesta terça-feira (10). Ele foi diretor da então Central Globo de Jornalismo nos anos 90. Há dois anos e meio, Alberico recebeu diagnóstico de leucemia. Há uma semana, foi internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, com complicações da doença e não resistiu.

Alberico de Sousa Cruz se criou na fazenda dos pais, em Minas Gerais. Aprendeu com a terra e se aperfeiçoou com os livros. Se formou em Direito, mas seguiu outro caminho. Contar e fazer história era o que se lia no destino daquele jovem. O nome Alberico de Sousa Cruz seria conhecido pelo Brasil como um dos jornalistas mais atuantes do país.

Alberico chegou à Globo em 1980, convidado por Armando Nogueira para ser o diretor de Jornalismo da emissora, em Minas Gerais.Dois anos depois, tornou-se diretor de Telejornais Comunitários da Central Globo de Jornalismo, no Rio. Participou de algumas das mais importantes coberturas jornalísticas, como a morte do presidente eleito Tancredo Neves, em 1985.

Leia também:

O jornalista assumiu o cargo de diretor de Telejornais de Rede, em 1987. Em abril de 1990, Alberico de Sousa Cruz substituiu Armando Nogueira na direção da Central Globo de Jornalismo.Um dos destaques da época foi a cobertura da Guerra do Golfo, em 1991, com repórteres em Israel, Jordânia, Iraque e Estados Unidos.

As eleições presidenciais americanas de 1992, ancoradas pelo Jornal Nacional, de Nova York, e a Conferência do Clima no Rio de Janeiro, um acontecimento planetário, com a participação de 102 chefes de estado, foram algumas das coberturas especiais comandadas por Alberico. No mesmo ano, também foi dele a decisão de levar a primeira mulher à bancada do JN.Ficou na Globo até 1995. Depois, tornou-se sócio de um canal de TV a cabo e comandou o jornalismo da Rede TV até se aposentar, em 2002.

Alberico deixa mulher, Regina, duas filhas, Cristiana e Janaína, e três netos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp