Geral

Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em Goiás

Divulgação/Ministério do Trabalho e Previdência
O resgate foi feito por auditores-fiscais na última terça-feira (17), mas divulgado apenas ontem  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ministério do Trabalho e Previdência

Publicado em 21/05/2022, às 15h49 - Atualizado às 15h50   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Dez trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão na cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. O resgate foi feito por auditores-fiscais na última terça-feira (17), mas divulgado apenas ontem (20).

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, os homens estavam trabalhando na extração de eucalipto. Sete deles eram da Paraíba e os outros três moravam no Entorno do Distrito Federal. Os trabalhos foram executados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal.

Leia também:

De acordo com o auditor-fiscal do trabalho, Marcelo Campos, os homens estavam alojados em casas improvisadas, sem móveis, sujas e dormiam em colchões e pedaços de espuma. Além disso, em uma das residências havia morcegos e o banheiro não tinha pia, descarga e nem água quente no chuveiro.

O governo disse que após a notificação, o empregador firmou um termo de ajustamento de conduta e pagamento de cerca de R$ 33 mil. Parte do valor foi pago aos trabalhadores e foi garantido o retorno deles para suas cidades de origem. Além disso, foram entregues as guias de Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado para os trabalhadores que possuíam cadastro no PIS. Cada um deles terá direito a três parcelas do seguro-desemprego especial no valor de um salário mínimo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp