Meio Ambiente

Junho Verde: Ações em Salvador celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/06/2021, às 19h03   Veja ações que serão realizadas na capital baiana


FacebookTwitterWhatsApp

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizará uma série de ações, de 5 a 11 de junho, que fazem parte da campanha: Repense, Reambiente-se. Além da Limpurb, o Shopping da Bahia promove uma ação de arrecadação de alimentos em prol do projeto Panela Cheia, da Central Única das Favelas (CUFA). Cada 1kg de alimento não-perecível será trocado por um kit SDB Sustentável, composto por uma semente mágica com a palavra esperança, além de uma mudinha de terra e um vaso para que as pessoas possam plantar a semente em casa. 

"Nossa expectativa é conseguir 500kg de doação. Dessa forma, nós dobraremos a quantidade para atingir o total de 1 tonelada de alimentos. Num momento de dificuldade como o que o país está passando, é preciso voltar nossa atenção para o básico e auxiliar quem está próximo a nós. Por isso optamos por ajudar o projeto Panela Cheia, que atua num aspecto tão essencial que é sanar a fome", afirmou Mayara Diniz, gerente de marketing do Shopping da Bahia. 

Dia Mundial do Meio Ambiente

No primeiro dia da Semana Mundial do Meio Ambiente, a Limpurb participará como um dos apoiadores da ação de limpeza dos oceanos na Praia da Gamboa, no entorno do Solar da Unhão. 

Outra inciativa será a instalação de cinco pontos verdes, sendo um por dia, em diferentes bairros da cidade. De 07 a 11 de junho, locais que são utilizados para o descarte irregular de resíduos, serão eliminados e transformados em áreas verdes. Na programação estão inclusos os bairros da Santa Cruz, Itapuã, Cassange, Cidade Baixa e Cajazeiras 11.

Na terça-feira (8) a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), por meio da BF Serviços Ambientais, doará composteiras caseiras para restaurantes localizados na Ilha de Maré e Bom Jesus dos Passos. Além das composteiras, o projeto “Fruto Sustentável”, também doará hortas para que o adubo gerado seja utilizado no cultivo das hortaliças dos próprios restaurantes. 

A empresa também irá apoiar duas intervenções nos Shoppings Salvador e Salvador Norte. No Salvador Shopping, a Limpurb apoiará a Exposição Salvador Recicla - Atitude Responsável, Cidade Limpa, do Artista Plástico Gilson Cardoso. A exposição acontecerá entre os dias 01 a 15 de junho, no Espaço Gourmet, 1º piso.

Já no Salvador Norte Shopping, a Limpurb disponibilizará um peixe coletor que ficará no mall, entre os dia 03 e 06 de junho, além de outras ações que o shopping fará a fim de conscientizar os passantes sobre educação ambiental.

"O conceito “Repense, Reambiente-se” está voltado para conscientizar toda a população no novo modus operandis do indivíduo, como é preciso desconstruir a ideia e concepção de sustentabilidade, natureza, ecologia, meio ambiente", explicou a Limpurb. 

Panela Cheia

Entre os dias 5 e 6 de junho, os clientes podem se dirigir até o espaço SDB Ecossocial, localizado próximo à Renner, no 3º piso, onde poderão realizar a doação. Cada 1kg de alimento não-perecível será trocado por um kit SDB Sustentável, composto por uma semente mágica com a palavra esperança, além de uma mudinha de terra e um vaso para que as pessoas possam plantar a semente em casa.

O movimento Panela Cheia surgiu da união de três entidades: a CUFA (Central Única das Favelas), a Gerando Falcões e a Frente Nacional Antirracista, e tem como missão arrecadar recursos para a compra de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade

5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambeinte foi instituido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A data 5 de junho foi escolhida para coincidir com a realização da conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Junho Verde

O BNews estreiou em 1º de junho, o projeto Junho Verde- Preservar é o caminho. Durante todo o mês, o site vai trazer material dedicado à conscientização ambiental e vai contar histórias de empresas e projetos que estão se destacando pelas boas práticas de sustentabilidade com lives, vídeo reportagens, textos e podcasts.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp