Meio Ambiente

Dia da Árvore: Empresas realizam ações em celebração à data e reforçam propósito de conservar biodiversidade

Joilson César/BNews
Confira as ações da Suzano e Bracell para comemorar o Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 21/09/2023, às 09h00


FacebookTwitterWhatsApp

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira (21), empresas de todo o Brasil, comprometidas com a agenda ESG, que trata sobre meio ambiente, responsabilidade social e governança, realizam ações para reafirmar o propósito da data. Entre essas corporações se destaca, por exemplo, a Suzano, empresa referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo do eucalipto.

A fim de reforçar o propósito de contribuir para a conservação da biodiversidade, a Suzano realiza ações que acontecem não apenas neste mês de setembro, mas durante todo o ano. Somente na Bahia, a empresa possui um total de 117 mil hectares de florestas preservadas, sendo 11 mil hectares em processo de restauração e 6 mil hectares de áreas plantadas, totalizando mais de 9 milhões de mudas plantadas.

Confira as ações realizadas pela Suzano:

1. Corredor Ecológico

Uma das iniciativas de grande importância para conservação das espécies nativas é o corredor ecológico com cerca de 500 km, no bioma Mata Atlântica, que vai conectar fragmentos de vegetação na Bahia e Espírito Santo. Na Bahia, o corredor conectará fragmentos florestais dos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda, Itamaraju e Porto Seguro.

O plantio inaugural do corredor foi realizado em Mucuri, no dia 23 de março deste ano, no qual 300 mudas de espécies nativas da região foram plantadas com a participação de 100 voluntários, colaboradores(as), prestadores de serviço da companhia e seus familiares.

Para reforçar a ação, a empresa também pretende engajar os(as) proprietários(as) de áreas vizinhas que estiverem na rota do corredor ecológico, incentivando-os a participar da iniciativa.

2. Meta de Biodiversidade

Até 2030, a Suzano se compromete a conectar meio milhão de hectares em áreas prioritárias de conservação nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.
Esse compromisso, anunciado em junho, destaca a contribuição da Suzano para a conservação da biodiversidade brasileira, especialmente na luta contra a fragmentação de hábitats, uma das principais ameaças à vida das espécies. Além disso, a empresa assume um papel de liderança tanto nacional quanto internacional, alinhando-se com as metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU).

3. Restauração

Como parte de seu compromisso com o meio ambiente, a Suzano promove ações de restauração em suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs), em todos os estados onde atua. Trata-se de um dos maiores programas brasileiros de restauração, estando presente nos dois biomas considerados hotspots de biodiversidade – a Mata Atlântica e o Cerrado – e na área de transição Cerrado Amazônia.

O Programa de Restauração Ecológica da empresa contribui com o aumento da biodiversidade e a geração de inúmeros serviços ambientais em sua região de atuação, com a utilização das seguintes metodologias de restauração: plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, condução da regeneração natural, controle de espécies exóticas e isolamento de áreas protegidas. A escolha da técnica mais adequada depende das condições ambientais da área a ser restaurada, como seu potencial de regeneração, histórico de ocupação e a presença de fatores de degradação.

Atualmente nas Unidades de Bahia e Espírito Santo temos um total aproximado de 263 mil hectares de áreas destinadas a conservação. Acumulamos um total aproximadamente 23 mil hectares implantados para restauração juntando nossas áreas na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

4. Um trilhão de novas árvores até 2030

Em 2021, a Suzano tornou-se uma das 33 empresas parceiras do movimento 1t.org. Essas companhias firmaram um compromisso público para conservar, restaurar e cultivar mais de 3,6 bilhões de árvores em mais de 60 países até 2030. É importante destacar que somos a única empresa brasileira presente no movimento, do qual participamos como membro do Comitê Consultivo.

A iniciativa, liderada pela plataforma 1t.org, visa promover o plantio de 1 trilhão de árvores nativas em todo o mundo até o final desta década e faz parte dos esforços do Fórum Econômico Mundial para acelerar soluções baseadas na natureza e apoiar a Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema 2021-2030.
Áreas destinadas à conservação

A Suzano possui, atualmente, 185 mil hectares de áreas preservadas, 24 mil hectares em processo de restauração, 12 mil hectares de áreas plantadas e outras 20 milhões de árvores nativas plantadas pela empresa, com mais de 25 espécies distintas.

Bracell

Outra corporação que se destaca no comprometimento com a agenda ESG através das iniciativas em prol da conservação ambiental é a Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel. Em entrevista ao BNews, a gerente de Meio Ambiente e Certificações Florestais da Bracell, Meryellen Oliveira, informou as ações realizadas pela empresa em celebração ao Dia da Árvore.

Confira as ações realizadas pela Bracell:

Educação

De acordo com Meryellen, nesta quinta, a empresa receberá dois grupos de estudantes em seu Núcleo de Educação Ambiental, na Fazenda Salgado, em Inhambupe, onde as atividades buscarão enaltecer as múltiplas contribuições das árvores para o nosso bem-estar, inclusive como fonte de matéria-prima para a produção de medicamentos fitoterápicos.

“Serão quase 70 professores e alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Educação do município de Acajutiba, bem como estudantes de Medicina da Faculdade Estácio de Sá, em Alagoinhas”, informou a porta-voz. Além de assistirem a palestras de educação ambiental adequadas aos seus respectivos perfis, os visitantes farão uma visita monitorada à trilha ecológica da Salgado e terão vivências com a coleta de mel em colmeias de abelhas sem ferrão.

“Eles também receberão sementes de árvores nativas com orientações sobre o plantio e cuidado com seu desenvolvimento”, informou Meryellen.

À reportagem, a engenheira florestal falou sobre a importância da data para o calendário institucional da Bracell. “Entendemos que a data, assim como o restante do ano, é de celebrar a árvore e o meio ambiente. Por isso, a Bracell lançou, em 2022, o Compromisso Um-para-Um. A iniciativa, inédita no setor de celulose brasileiro, visa à proteção, conservação e/ou restauração, até 2025, de um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto nos estados da Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, destacou.

Meryellen também informou que a Bracell tem parceria com importantes instituições que defendem a preservação das florestas, como o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), que reconheceu, mais uma vez este ano, a companhia como “Empresa Amiga da Mata Atlântica”.

“A Bracell também acompanha os indicadores e métricas em desenvolvimento pela Taskforce on Nature-related Financial Disclosure (TNFD) em conjunto com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Todos esses esforços são uma forma de garantir a preservação das matas nativas e de nosso ecossistema”, emendou a especialista em Gestão Ambiental e Certificações.

Preservação

Ao BNews, a gerente de Meio Ambiente e Certificações Florestais da Bracell relatou de que forma a empresa contribui para o processo de proteção, conservação ou restauração de árvores. “A preservação ambiental é uma das premissas da atuação sustentável da Bracell. Por isso, o manejo florestal de seus plantios de eucalipto conta com a manutenção de corredores de vegetação nativa, numa técnica chamada de mosaico florestal, que contribui para a sobrevivência de centenas de espécies da fauna e flora silvestres”, disse.

“Toda a atividade florestal é planejada de modo a manter os remanescentes da mata nativa e dedicando iniciativas específicas voltadas a contribuir para a regeneração de áreas degradadas”, pontuou Meryellen.

Na Bahia, segundo a engenheira ambiental, a Bracell possui reservas privadas para assegurar a proteção da área contra atividades predatórias, como desmatamento, caça, pesca e extrativismo não sustentável. A Bracell possui, ainda, quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) já reconhecidas pelo poder público. “A maior delas é a RPPN Lontra, localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra, com 1.377 hectares”, indicou.

“O espaço, reconhecido como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco em 2019, é uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) e abriga, pelo menos, 216 espécies de aves, 62 de anfíbios e lagartos, 15 de serpentes e 25 de mamíferos, reforçando a biodiversidade da região”, completou a porta-voz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp