Meio Ambiente

Junho Verde: Conheça o sistema de aproveitamento de água da chuva que talvez você já tenha utilizado em Salvador

Divulgação
"Os reservatórios têm capacidade de armazenamento de água diferentes, mas, somados, são capazes de suportar 190 metros cúbicos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/06/2022, às 05h55   Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

“Fecha a torneira, menino! A água do mundo vai acabar, viu?!” Quem nunca ouviu ou mesmo reproduziu um comentário desse tipo em pleno 2022? Temos entendido, com o tempo, que a natureza é o maior bem da humanidade e ela precisa ser preservada, sendo a água doce um recurso essencial e limitado.

Limitado por causa da quantidade disponível, se pensarmos na qualidade necessária para o consumo humano, afinal, 97,5% da água disponível na terra é salgada e os 2,5% que sobram se dividem entre geleiras, calotas polares e ainda há o tipo que não é potável, ou seja, possuem organismos e substâncias que podem trazer doenças, restando menos de 0,77% para uso.

É por causa disso que medidas simples vêm sendo adotadas por toda população para manter esse recurso entre nós. Essas atitudes perpassam as pessoas físicas e são, muitas vezes, praticadas por empresas que tem a sustentabilidade como um de seus pilares.

Leia mais:

Esse é o caso da CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o modal na capital baiana, que tem desenvolvido diversas ações com foco no reuso, não desperdício e até captação da água da chuva, que posteriormente é utilizada nos banheiros das estações da Linha 2 (Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto).

“Todas as estações da Linha 2 são providas de coberturas, onde a água da chuva é captada, direcionada por meio de tubulação para um reservatório inferior e, a partir daí, a gente consegue distribuir a água dentro das estações para ser usada apenas nas descargas, de modo que não há contato com o ser humano”, explicou o engenheiro civil Leandro Almeida, gerente de Manutenção na CCR Metrô Bahia.

Leia mais:

Os reservatórios têm capacidade de armazenamento de água diferentes, mas, somados, são capazes de suportar 190 metros cúbicos. Para se ter uma noção, a Organização das Nações Unidas (ONU) indica que o consumo médio ideal para cada ser humano é de 110 litros de água por dia, ou seja, com o total que pode ser armazenado pela CCR é o suficiente para atender a demanda de 1.727 pessoas diariamente.

Segundo Almeida, esses reservatórios são automatizados, garantindo o uso mínimo de água vindo pelo sistema tradicional, disponibilizado pela empresa de água e saneamento, nos períodos de estiagem. “Regulamos a boia elétrica para 25% do reservatório, que é o necessário para operar”, ou seja, os reservatórios sempre possuem espaço para a água da chuva.

Além disso, existem outras ações da empresa que têm como foco esse cuidado com a água, de modo que de 2019 até hoje a CCR conseguiu reduzir em 30% o consumo desse bem, reaproveitando a água da lavagem dos trens e também com um sistema de monitoramento remoto das tubulações: “Caso haja um desvio, recebemos um alerta por email, que aponta onde está tendo um consumo além do normal. Na hora uma equipe de inspeção vai até o local e identifica o vazamento, assim que ele acontece”, detalhou o gerente de Manutenção.

Leia mais

E pra quem pensa que a concessionária já faz o suficiente, saiba que eles ainda têm planos para o um futuro “autossuficiente”, no quesito água. A previsão é que no final de 2023 a sede da unidade, localizada no bairro de Pirajá, assim como o terminal e a estação de metrô da região, tenham toda a necessidade de água suprida por uma espécie de poço. “Vamos trazer água do lençol freático, criar uma estação de tratamento para torna-la potável”, projeta Almeida.

Para ele, todo esse cuidado com o meio ambiente vai muito além do cunho econômico: “a gente tem um dever perante a sociedade de conseguir contribuir e diminuir os impactos inerentes a qualquer operação nossa, então, essa é a nossa principal questão. O retorno vai além de qualquer custo-benefício financeiro”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp