BNews Nordeste

Estados do Nordeste estão entre mais endividados do país; veja lista

Agência Brasil
Estados nordestinos estão entre os mais endividados do país no primeiro quadrimestre de 2022  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 27/06/2022, às 09h56   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

Os estados do Nordeste estão entre os mais endividados do país no primeiro quadrimestre de 2022, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Economia, compilados pelo BNews. As informações estão relacionadas com a chamada Dívida Consolidada Líquida – DCL.

O estado de Alagoas, com 40% de percentual de Dívida Consolidada Líquida à Receita Corrente Líquida – RCL, no período, lidera o índice no âmbito regional. Os outros estados são o Maranhão (36%), Piauí (32%), Ceará (29%), Rio Grande do Norte (27%), Bahia (26%), Pernambuco (25%), Sergipe (23%). A Secretaria do Tesouro Nacional – STN ainda divulga a relação dos indicadores com os demais estados do país.

A Paraíba (0%) é o destaque positivo, pois não apresenta Dívida Consolidada Líquida no primeiro quadrimestre de 2022. A DCL/RCL é um importante indicador de saúde financeira das contas públicas dos estados.

Leia Mais:

Um a cada cinco policiais réus por tortura no Brasil é do Ceará

Homem e criança morrem após caírem de prédio em Recife

Mesmo rendido, homem leva tiro à queima roupa de arma não letal da PM

No caso, quanto maior é esse percentual, maior o comprometimento do estado com pagamentos aos credores, restando menor disponibilidade para o Tesouro do Estado financiar políticas públicas. O limite percentual estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - para o indicador é de 200% e pela STN é de 100%.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp