BNews Nordeste

Ministério Público do Ceará recomenda instalação de cerca e câmeras de segurança nas dunas da Sabiaguaba

Reprodução/YouTube
O órgão ainda recomendou a criação de bases móveis para o controle de crimes ambientais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 08/05/2022, às 11h14   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Ceará recomendou a instalação de câmeras de segurança e cercas em áreas estratégicas do Parque Natural da Sabiaguaba, em Fortaleza. O objetivo é limitar a extensão das áreas de acesso, principalmente aquelas que são utilizadas na entrada de veículos off road, com a intenção de facilitar as ações de fiscalização das autoridades que atuam na região.

Além da instalação das câmeras de videomonitoramento, o órgão ainda recomendou a criação de bases móveis como mais um dos mecanismos para o controle de crimes ambientais. No entendimento do MP cearense, ainda devem ser criadas escalas fixas de ronda com agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) e dos demais órgãos, especialmente aos fins de semana, quando eventos de off-road são mais frequentes e práticas indiscriminadas são alvos rotineiros de denúncias.

Leia também:

“A prática recorrente de trilhas por veículos e motocicletas na região compromete todo o sistema ecológico da área, sobretudo a fauna e a flora nativas, que são diretamente impactadas pelo elevado trânsito de automóveis (ruídos, destruição da vegetação fixadora e de habitat da fauna), causando danos ambientais irreversíveis ao meio ambiente”, apontou a promotora do órgão, Maria Jacqueline Faustino.

A preservação das dunas da Sabiaguaba é alvo de grande preocupação, pois a área representa um dos repositórios utilizados pelas tartarugas marinhas em Fortaleza, além de registrar a existência de sítios arqueológicos da região. O Ministério Público do Ceará disse ainda que, caso as recomendações não sejam atendidas, o responsável pelo comportamento indevido estará sujeito às consequências judiciais e administrativas previstas em Lei, sobretudo por meio de Ação Civil Pública.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags