BNews Pet

Cãolunista ganha sapatos de presente e faz alerta aos tutores: “Tenham cuidado!”

Arquivo Pessoal
Sapatos para cães podem ser prejudiciais à saúde; veja detalhes  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 03/09/2021, às 05h55   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Eu ganhei presente duas vezes nessa semana!! Até perguntei se meus humanos haviam ganhado na Mega-Sena, mas, infelizmente, só ‘fui às compras’ para aproveitar uma promoção de uma marca legal de coleiras e chegou também um presente que veio lá da China (não, gente, não é coisa de rhyco..é barato mesmo!!). Ganhei uma coleira peitoral e uma guia, ambas pretas com detalhes em vermelho. Realçou o meu pêlo!!

O outro mimo que recebi foram botas azuis com patinha amarela nas laterais. Sim, gente, eu ganhei sapatoooos!! Fiquei um pouco decepcionado, porque vocês bem sabem que eu sou iludido há quase dois anos com uma papete do Jordan. Me prometeram desde que eu nasci e até agora nada!! Isso traumatiza qualquer cachorro, hein!? Mas, ok! Superado isso, vou falar sobre as minhas lindas botinhas, que eu não desgrudei desde o momento em que os Correios trouxeram aqui em casa.

Mas, após ouvir alguns especialistas, minha humana - aliás, eu, porque sou eu que escrevo essa cãoluna - decidiu que eu não vou usar muito as botas. ESTOU ARRASADO!! Logo eu, o cão mais estiloso da Barra? Como assim vou continuar andando descalço e maltrapilho?? Absurdo! Mas, a humana explicou que o uso de sapatos sem circulação de ar nos meus pés pode prejudicar a minha saúde.

De acordo com a veterinária Camile Dias, caso o tutor faça muiiiiitaaaa questão de colocar sapatos em seu pet, o uso do calçado não deve ser feito todos os dias. Outra coisa: quando usar o sapato, assim que retirá-lo, faça a higienização completa tanto dele quanto das patinhas do animal.

“Se o uso do calçado estiver ligado à tentativa de manter a higiene nos passeios, um lenço umedecido ao chegar em casa ajuda na limpeza das patas”, disse a veterinária, que contou ainda que, atualmente, o mercado está repleto de produtos específicos para a limpeza das patas dos cachorros. (Oreo quer um, ok, humanos?).

Já se o uso dos sapatos for para evitar queimaduras nas patas, a doutora Camile fez um alerta. Se ligue!! “O calçado não protege o coxim, que são as almofadinhas que ficam sob as patas dos cachorros, e pode até prejudicá-lo”, explicou.

Isso acontece porque as nossas almofadinhas estão preparadas fisiologicamente para amortecer o nosso caminhar e fazer a troca de calor. Dessa forma, se eu uso um sapato, minhas patas continuam a fazer essa troca - agora com o calçado, que retém esse calor, podendo contribuir para a proliferação de fungos e outras doenças. ECA!! Os anjos caninos que me livrem de frieiras!!

“Outra coisa prejudicada com o uso dos sapatos são as unhas, que precisam ser desgastadas nos passeios”, disse Camile. A veterinária ressalta que qualquer tratamento na região das patas é complicado, uma vez que exige repouso do animal - e a gente sabe que isso é uma tarefa quase impossível, né!?

Agora, tutores, se vocês forem fazer uma trilha com o seu amigo peludo, a doutora Camile Dias disse que o uso moderado de sapatos está liberado, desde que tomados todos aqueles cuidados que já falamos acima. “Em terrenos rochosos, com pedregulhos, vidro e outras situações semelhantes é sempre recomendado o uso de sapatos nos cachorros”, explicou. Olha, gente, com essa explicação Oreo pode afirmar que já já o sapato vai se tornar item essencial para pets transitarem em Salvador, NÉ NÃO, PREFEITOOOO?!

Na cidade de Duesseldorf, na Alemanha, os cães que trabalham auxiliando a polícia local são obrigados a usar sapatos azuis (Oreo já pode ser contratado). A medida foi tomada porque a cidade é conhecida pelos inúmeros bares e bêbados e, consequentemente, pela enorme quantidade de garrafas quebradas no meio da rua. É para a segurança dos animais!!

Olha, pessoal, depois de todas essas explicações, a lição que fica é a seguinte: o uso de sapatos, desde que na medida certa, não traz implicações à saúde do animal. Então, não sendo caso de extrema necessidade, como em trilhas e terrenos rochosos, se você, tutor, puder intercalar o uso do sapato ou fazê-lo de forma rápida, evitando horários mais quentes do dia, a patinha de seu amigo agradece!!

Ahhh, outra coisa!! Se forem comprar sapatos para seus companheiros, lembrem-se de observar as medidas das patas: meça a distância da articulação da perna até a pata do cãozinho, assim como a circunferência da patinha. Minha mãe mediu a minha e comprou o sapato do tamanho ideal!! 

É muito importante que o sapato seja feito com material flexível, ventilado e leve, evitando lesões e ajudando a deixar seu amigo de quatro patas com o máximo de conforto. E não ache que vocês, humanos, vão calçar sapatos na gente e nós vamos sair andando cheios de elegância. Não!! Isso não vai acontecer!! E NÃO VALE FAZER BULLYING, OK??? Eu já estou aqui retado que riram da minha cara hoje!! Vai ter troco!!

Por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham entendido a importância de saber a hora certa de colocar sapatos em seu cãozinho, além de buscar o modelo ideal e mais confortável. E, se ele não se adaptar, não insista. Calce você o seu sapato e deixe o pet em paz e descalço!! Eu volto na semana que vem com mais dicas sobre o mundo pet. Fui!!

Relacionadas:
Xiii, o Cãolunista está doente!! Saiba tudo sobre a babesia, conhecida como doença do carrapato
Fezes com sangue? Cãolunista afirma: “Há algo errado com o seu pet”
Conheça os sintomas da temida doença do carrapato que pode levar pets à morte
Cãolunista explica qual tipo de osso é bom para cachorro e faz alerta aos tutores
Filho de merle, sim! Cãolunista homenageia o pai e explica o que é ser merle
Cãolunista: Você sabe qual a melhor coleira para seu pet?
Cãolunista esclarece os mitos sobre a castração em cães e gatos
Esfriou!! Cãolunista ensina aos tutores o que fazer para proteger os pets do frio
Cãolunista Fashion Week: Veja as principais tendências da moda pet para 2021

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp