Política

100 dias de Governo Jerônimo: Veja as 5 principais ações

Foto: Dinaldo Silva/Arquivo BNews
Governo Jerônimo completou 100 dias desde a posse no dia 1º de janeiro  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva/Arquivo BNews

Publicado em 10/04/2023, às 07h28   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Os 100 primeiros dias de governo costumam ser balizadores das primeiras avaliações que se fazem a uma gestão. Governadores e o presidente da República chegaram ao número redondo nesta segunda-feira (10) após as posses no dia 1º de janeiro. Jerônimo Rodrigues (PT), eleito pela Bahia, é um desses nomes a atingir a marca.

O governador está em viagem institucional à China, conhecendo uma série de cidades e ações do país asiático, principal parceiro comercial do Estado. No último domingo (9) ele visitou duas fábricas da BYD (Build Your Dreams, Construa Seus Sonhos, em tradução livre do inglês), gigante chinesa que pode ocupar o complexo industrial de Camaçari, deixado pela Ford em 2021.

Essa é uma das cinco principais ações da gestão do ex-secretário de Educação do Estado até aqui. Segundo protocolo de intenção assinado entre empresa e Governo, são estimados R$3 bilhões de investimento para instalação de três fábricas na Bahia, gerando cerca de 1,2 mil empregos direto durante o período de implementação.

As unidades produzirão chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

Segurança
Um dos principais gargalos deixados pela gestão de Rui Costa (PT), hoje ministro-chefe da Casa Civil no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência, foi a segurança pública. A Bahia é o único estado brasileiro com três cidades citadas entre as 50 mais violentas do mundo no ranking da ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México, especializada em estudos da violência.

Salvador é uma dessas citadas, sendo a segunda mais violenta do Brasil, atrás apenas de Mossoró-RN, e em 19º lugar do levantamento feito há 15 anos. Feira de Santana (22º) e Vitória da Conquista (26º) completaram a lista baiana no ranking. São justamente, em ordem, os três maiores municípios do Estado.

A pesquisa da ONG mexicana analisou cidades com mais de 300 mil habitantes, usou dados oficiais e estimados de homicídios e populacionais para traçar uma taxa média de mortes, e descartou municípios que vivem conflitos de guerra.

Jerônimo exonerou o criticado ex-secretário de segurança pública, Ricardo Mandarino, ex-juiz federal, e promoveu a ascenção do policial federal Marcelo Werner, com carreira ligada ao setor de inteligência.

Na campanha, Jerônimo prometeu implementação de câmeras nos fardamentos dos policiais e em viaturas blindadas, além da criação de programas de habitação e capacitação para as forças de segurança pública do Estado. A primeira promessa, de acordo com Marcelo Werner, será implementada até o final de 2023. Antes disso, as corporações passarão por campanhas de conscientização sobre a importância do novo equipamento.

Bahia Sem Fome
Uma das principais bandeiras para o alinhamento entre as políticas dos governo do Estado e Federal é o combate à fome. Assim sendo, o programa Bahia Sem Fome, lançado em meados de março, surge como uma das cinco principais medidas do Governo Jerônimo em seus 100 dias iniciais. Segundo o Governo do Estado, é o maior programa social da história da Bahia.

O objetivo do programa é dar suporte a cerca de 1,8 milhão de cidadãos que hoje se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, a partir da execução de diversas ações de inclusão social e transferência de renda. A primeira etapa da campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

Na segunda ação do programa será realizada a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social de forma articulada com a sociedade civil. Nesta fase, haverá uma atualização cadastral do Cadúnico, que é a porta de entrada para uma série de programas de transferência de renda desenvolvidos pelas esferas federal, estadual e municipal.

O objetivo é encontrar, cadastrar e atualizar dados de todas as famílias extremamente pobres para que tenham acesso a programas já existentes, como o Bolsa Família, Bolsa Presença, Bolsa Permanência, Mais Estudo, e a programas de Qualificação Profissional.

Política de proximidade
Quem acompanha a cobertura diária da agenda do Governador não estranha vê-lo em agendas por dois ou mais municípios em um único dia para fazer entregas ou assinar ordens de serviço para alguma obra ou ação. Essa política de proximidade, dando atenção ao interior foi uma política de campanha de Jerônimo e também é um valor pessoal do atual governador.

Um símbolo dessa busca por interiorizar a gestão foi a recepção a Lula, que fez sua primeira visita ao Nordeste após a posse na cidade de Santo Amaro, entregando unidades habitacionais no evento que marcou o relançamento do programa Minha Casa Minha Vida.

Nos bastidores, tem sido elogiada a sua atuação política justamente pelo trato: chamar as pessoas pelo nome, mostrar-se grato pelo apoio na campanha, ouvir, telefonar, responder contatos e, também, ser pontual com os compromissos firmados.

Saúde
A regulação é outro calo dentro da gestão do PT no Governo do Estado que Jerônimo Rodrigues se comprometeu a resolver. O próprio governador afirma que a meta é zerar a fila, mas confessa que não vê a resolução do gargalo em poucos meses.

A principal medida dos primeiros 100 dias foi o o lançamento do programa de Cofinanciamento Estadual às Pessoas com Doença Renal Crônica e de Novas Ações para a Regulação do Paciente. O Governo anunciou R$116 milhões por ano para acelerar a regulação.

Outra medida anunciada foi o Programa de desospitalização e serviço de oxigenoterapia domiciliar, visando que mais pacientes possam continuar o seu tratamento na residência, liberando leitos hospitalares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp