Política

Apesar de debate sobre fraude, partidos não fazem questão de acompanhar auditoria das urnas

Antonio Augusto/Agência Brasil
Em 25, anos, somente o PT, em uma única oportunidade no ano de 2002, na primeira vitória de Lula na eleição presidencial, acompanhou a auditoria  |   Bnews - Divulgação Antonio Augusto/Agência Brasil

Publicado em 07/08/2021, às 19h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do debate intensificado nas últimas semanas sobre a mudança no sistema eleitoral, nos últimos 25 anos poucos partidos fizeram questão de acompanhar a auditoria das urnas eletrônicas, feita pelo Tribunal Superior (TSE). Praticamente só a Polícia Federal participou das vistorias que antecedam os pleitos.

Neste período, somente o PT, em uma única oportunidade no ano de 2002, na primeira vitória de Lula na eleição presidencial, acompanhou a auditoria. Desde 1996, quando foi implanta, a urna passa por um longo período de auditoria, que pode ter representantes não apenas da PF, mas dos partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público (MP), entre outros. No entanto, a procura para participar do processo é quase nula. 

O presidente Jair Bolsonaro tem feito reiteradas acusações de fraude, apesar de nunca comprová-las, e ameaça a realização da eleição caso não mude para o voto impresso, mas nenhuma das legendas que esteve filiado ao longo dos últimos participaram das auditorais.

Convidado pela Câmara Federal para falar sobre o sistema eleitoral, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso citou na sessão que ocorreu em junho a falta de interesse das legendas, mas que se não participam é porque "confiam".

"Desde o primeiro momento, quando nós começamos a desenvolver os programas, por lei e porque o TSE gostaria que fosse assim, todos os partidos podem comparecer e acompanhar o processo. A verdade é que, na prática, os partidos não comparecem porque confiam", declarou.

Notícias Relacionadas

Bolsonaro volta a defender voto impresso: "Querem decidir as coisas no tapetão"

Bolsonaro desce nível e chama Barroso de "filho da p***"; veja vídeo

Conheça detalhes das sete investigações as quais Bolsonaro é alvo no STF e TSE

Entidades de magistrados divulgam nota em defesa ao sistema eleitoral: "Urna eletrônica é inviolável"

Presidente do STF diz que diálogo é o maior símbolo da democracia

Atacar instituições é sinal de autoritarismo no mundo contemporâneo, diz Barroso sobre Bolsonaro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp