Política

'Colocação inaceitável' não impede Fábio Vilas-Boas de participar de atos, defende deputada

Arquivo
Ex-secretário estadual de Saúde pediu exoneração do cargo em meio à repercussão negativa do episódio em que chamou uma chefe de cozinha de "vagabunda"  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 28/09/2021, às 19h25   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) saiu em defesa de Fábio Vilas-Boas, na sessão desta terça-feira (28) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após Soldado Prisco (PSC), da oposição, criticar a participação do ex-secretário de Saúde em agendas do governador Rui Costa (PT).

Vilas-Boas pediu exoneração do cargo no dia 3 de agosto em meio à repercussão negativa do episódio em que chamou uma chefe de cozinha de "vagabunda". 

Leia também: Após novo impasse, votação da obrigatoriedade da vacinação para servidores é adiada mais uma vez

“Vi na semana passada, e aí vai aqui pra bancada feminina desta Casa, que tanto faz a luta, que o ex-secretário de Saúde Vilas-Boas estava num evento com o governador e o governador chegou a saudar o ex-secretário. O mesmo que chamou uma empresária de vagabunda [...] Estava lá sendo elogiado pelo governador do estado. E não vi ninguém nessa Casa se pronunciar. O mesmo ex-secretário de Saúde está viajando a Bahia em campanha eleitoral, já se colocando como pré-candidato a deputado federal e apoiado pelo governador Rui Costa, que lá no evento saudou e elogiou ele”, criticou Prisco.

Na sequência, Fabíola subiu à tribuna e rebateu: "quero aqui me referir ao deputado que me antecipou. A bancada feminina nesta Casa, sim, se pronunciou a respeito da inaceitável colocação do então ex-secretário Fábio a respeito da chefe de cozinha Preta. No entanto, isso não diminui, nem retira dele o direito, como uma pessoa, o gestor que foi, que fez grandes entregas, policlínicas, hospitais. Um momento extremamente bem sucedido durante a pandemia, que salvou vidas. Isso não retira o direito do ex-secretário de participar, como pessoa, como cidadão, como médico, de atos e, para tal, ser elogiado".

Leia mais: MP-BA apura se Fábio Vilas-Boas cometeu crime contra chef de cozinha

O deputado oposicionista se referiu a um evento de entrega de quadra poliesportiva no município de Camacã, no sul do estado, no último dia 16.

Na ocasião, o governador saudou a presença de Vilas-Boas e brincou: "ele tá livre, leve e solto. Também, tirou um peso desse das costas".

"Tá caminhando bastante aqui na região sul. Se reuniu com prefeito, ex-prefeito. O negócio tá bom. Mas quero agradecer ao secretário Fábio por ter nos ajudado a atravessar esse momento difícil", disse Rui.

Com convites de pelo menos cinco partidos - PP, MDB, PSD, PL e Avante -, conforme apuração do BNews, o ex-secretário de Saúde, que já confirmou a intenção de se candidatar a deputado federal nas eleições do ano que vem, tem caminhado pelo estado para pavimentar a possível candidatura.

Ele aguarda a decisão do Senado Federal sobre a volta ou não das coligações nas eleições proporcionais para definir a qual legenda irá se filiar.

Matérias relacionadas:

Ofensas machistas e saída da Sesab abortam candidatura que Fábio Vilas-Boas desenhava a deputado federal pelo PT

Cacá Leão diz que polêmica com Vilas-Boas ‘não apaga grande trabalho à frente da Sesab’

Chef atacada por Fábio Vilas-Boas se pronuncia: "O mundo mudou"

Subsecretária assume interinamente a Sesab com saída de Fábio Vilas-Boas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp